(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS

Estudantes vão avaliar ações ambientais em barragens de água no Norte de MG

Encontro acontece neste sábado, em Montes Claros


02/02/2022 20:39 - atualizado 02/02/2022 20:39

foto mostra barraginha construída na região de Lagoinha, em Montes Claros
Construção é uma das ações de projeto ambiental em Montes Claros (foto: Pedro Barros Lima/divulgação)
Um encontro que vai reunir conscientização para a proteção ambiental e lançamento de livro. Este é o perfil de "O Mais claro dos montes: encontro em contos", que será realizado neste sábado (5/02), na Fazenda Pradinho, Zona Rural de Montes Claros, no Norte de Minas.

 

Os estudantes do curso de Agronomia do Câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Montes Claros vão visitar as barraginhas de contenção de água da chuva e curvas de nível feitas na região de Lagoinha por meio de projeto ambiental da Copasa.

 

No mesmo dia, haverá o lançamento do livro de contos "Guaraná Catrumano: Viver é Arte", de autoria de Pedro Barros Lima Martins, estudante de direito e de agronomia. Ele também é organizador do encontro.

 

O universitário e escritor explica que os visitantes vão avaliar os resultados das ações ambientais na região de Lagoinha, onde estão sendo construídas 60 barraginhas de contenção de água da chuva e 40 quilômetros de curva de nível, que objetivam interromper o processo erosivo e garantir a preservação das nascentes. Ainda está prevista a participação de um grupo de escoteiros.

 

A fazenda Pradinho, que será visitada pelos estudantes de agronomia e escoteiros, conta com 186 hectares e abriga três nascentes do Rio Pradinho, uma sub-bacia do Rio Pacuí, afluente do Rio São Francisco.

 

Os universitários receberão informações técnicas sobre os resultados das ações ambientais na propriedade, distante 25 quilômetros da área urbana de Montes Claros, com acesso pela BR-135 (sentido Bocaiúva).

 

Pedro Barros Lima Martins explica que, após as visitas às barraginhas e curvas de nível, os convidados vão participar de um almoço, que terá como carro-chefe no cardápio o arroz com pequi; e asssistirão apresentações musiciais. Na sequência, haverá o lançamento do "Guaraná Catrumano: Viver é Arte".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)