(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Minas vacina as primeiras 10 crianças contra COVID; veja quem foi a 1ª

Miguel Bittencourt, de 10 anos, tem autismo e foi o primeiro a receber a dose infantil; terão prioridade crianças com deficiência permanente ou comorbidades


14/01/2022 17:44 - atualizado 14/01/2022 20:03

Primeira criança vacinada
Miguel Bittencourt, 10 anos, ao lado da mãe, Deusmara Andrade (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Horas depois de receber o primeiro lote com 110 mil doses de vacinas infantis vindas do Ministério da Saúde, Minas Gerais vacinou, na tarde desta sexta-feira (14/1), as primeiras crianças do público alvo, que abrange a faixa etária de 5 a 11 anos. Quem teve a honra de ser o primeiro da fila foi Miguel Bittencourt, de 10 anos, que recebeu o imunizante em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
“Senti muito feliz. Doeu, mas valeu a pena”, contou Miguel, que tem autismo e estava acompanhado da mãe, Deusmara Andrade. “Estou muito feliz, pois acredito na imunização. Todos deveriam vacinar seus filhos. É um sentimento de felicidade e gratidão”, contou ela, emocionada.

Gabriela Duarte, de 9, que tem síndrome de down com cardiopatia congênita, além de bronquite e hipertiriodismo, também teve a sorte de receber a dose no primeiro dia de vacinação. “Não doeu”, contou ela, com um sorriso contagiante.

Criança sendo vacinada em posto de saúde
Crianças começaram a ser vacinadas em Minas (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)


A mãe, a diretora escolar Fernanda Duarte, de 37, comemorou a oportunidade: “Foi um alívio para todos nós quando recebi o convite hoje para participar desse movimento histórico. Uma amiga, que é neuropsicopedagoga dela, me ligou perguntando se eu queria. Na hora, liguei para o médico dela para saber se ela poderia participar do processo”. 

Ana Carolina Pereira, de 31 anos, levou a filha Maria Júlia Fonseca, de 5. A pequena tem microcefalia causada pelo Zika Vírus.  "Eu vacinei a minha filha muito confiante e consciente.  A vacina vai possibilitar muito a nossa rotina, porque ela faz tratamento em BH, em Pedro Leopoldo... E a criança fica muito exposta", disse. Além disso, ela comemora a primeira dose antes do retorno das aulas. 

A aplicação das primeiras doses em crianças de 5 a 11 anos foi acompanhada pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo secretário de Estado de saúde, Fábio Baccheretti. A previsão é que, até fevereiro, todos do público-alvo sejam vacinados no estado. 

Criança sendo vacinada
Maria Júlia, 5 anos, nos braços da mãe, Ana Carolina (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
A partir de segunda-feira (17/1), novas remessas chegarão ao aeroporto de Confins. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde estima imunizar 20 milhões no público infantil. Inicialmente, serão contempladas as crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, além de indígenas e quilombolas.

Os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças nos locais de vacinação contra a COVID-19, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

Remessas

“Iniciamos e tivemos a oportunidade de estar presentes nas 10 primeiras crianças do grupo prioritário com a primeira remessa de 110 mil doses que chegou hoje. Estamos distribuindo a remessa para o todo o estado. É uma satisfação muito grande estarmos indo para mais essa etapa. Cada vez fica mais comprovando que a imunização é a solução”, afirmou Zema.

“Apesar do aumento astronômico do número de casos, não estamos assistindo a nenhum grande reflexo sobre o sistema de saúde, com internações ou óbitos. Está comprovado que a imunização funciona. Se esse surto tivesse ocorrido no ano passado, teria havido sobrecarga no sistema de saúde”, completou o governador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)