(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

MG tem acúmulo de 100mm de chuva previsto para este domingo (9/01)

Segundo o Inmet, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Rio Doce devem ter atenção redobrada


09/01/2022 10:59 - atualizado 09/01/2022 11:31

Chuva no Centro de Belo Horizonte
Defesa Civil de Belo Horizonte emite alerta de risco geológico para todas as regionais da capital mineira (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A persistência da chuva que atinge Minas Gerais deve gerar um grande acumulado superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia ao longo deste domingo (9/1) - tradução, muita chuva no estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Rio Doce devem ter atenção redobrada.

Todo o estado terá pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Na Região do Triângulo Mineiro e Sul de Minas o domingo será nublado com trovoadas isoladas, enquanto nas demais áreas céu encoberto. 

A temperatura mínima registrada foi de 14°C em Maria da Fé, no Sul, e a máxima prevista é de 32°C no Jequitinhonha e Triângulo. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 17,1°C na Estação de Cercadinho e a máxima prevista é de 22°C.
 
A Defesa Civil emitiu um alerta na manhã de hoje de risco geológico para todas as regionais da capital mineira: Pampulha, Venda Nova, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro. Ocorrência de chuva (140 a 160 mm) até 8h de segunda-feira (10/1).
 
 
 
Confira as instruções: 
  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos. 
As fortes chuvas que atingem o estado desde quinta-feira passada são causadas por um fenômeno chamado Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS). "Esse é um sistema meteorológico comum na época do verão e causa chuvas fortes por, pelo menos, quatro dias consecutivos", explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet.
 
A ZCAS deve continuar atuando no estado até a próxima quarta-feira (12/1) e além de Minas, também está presente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. "A principal característica é a ocorrência de chuvas constantes e bastante volumosas", diz. "Esse fenômeno é o que produz e possibilita a recuperação dos reservatórios", acrescenta Claudemir. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)