(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UBERABA

Triângulo: Hospital das Clínicas suspende visitas e cirurgias eletivas

Nova onda de casos de COVID-19 também causou a suspensão das atividades em quadras da Arena Funel, que agora terá espaço utilizado para testagem do coronavírus


07/01/2022 11:47 - atualizado 07/01/2022 14:26

Fachada do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Segundo informações extraoficiais, pelo menos 40 funcionários do HC-UFTM testaram positivo para a COVID-19 neste começo do ano (foto: Edmundo Gomide/UFTM)

Após Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) suspender as visitas e o acesso de acompanhantes a pacientes internados nas UPAs da cidade, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) seguiu a mesma medida e a partir de hoje (7/1): também passou a proibir visitas e acompanhantes em todas as alas de internação do hospital, com o objetivo de diminuir o fluxo de circulação de pessoas e reduzir os riscos de contágio da COVID-19 ou síndrome gripal.
 
De acordo com o hospital, a suspensão das visitas não se aplica aos acompanhantes previstos em lei, no caso de crianças e adolescentes, gestantes, idosos e pessoas com necessidades especiais.
 
Segundo informações de um funcionário do HC-UFTM, que preferiu não se identificar, cerca de 30 médicos residentes do hospital, entre outros funcionários, contraíram a COVID-19 durantes as festas de fim de ano.
 
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do hospital decidiram suspender, até segunda ordem, as cirurgias eletivas no HC-UFTM.
 
Em nota enviada à reportagem, o setor de Comunicação da UFTM detalhou a quantidade de funcionários que testaram positivo para a COVID-19: "Estamos com 17 afastamentos por COVID-19 confirmada, entre residentes e profissionais. Há ainda outros dois afastamentos com suspeita da doença, aguardando o resultado dos exames".
 
O comunicado ressalta ainda que algumas cirurgias serão mantidas: "Serão mantidas cirurgias de urgência e emergência e eletivas nas especialidades oncologia, cardiologia, obstetrícia e de pacientes eletivos já internados para operação". 

Uberaba registrou no boletim epidemiológico de ontem (6/1) 622 casos de COVID-19 em um dia, o dobro do recorde até então.

Apenas nos seis primeiros dias de janeiro de 2022, o município já contabilizou mais casos do que todo o mês de dezembro e também de novembro do ano passado.
 
 
Quadras da cidade usadas para testagem de COVID  
 
Com UPAs e unidades de saúde lotadas devido ao aumento de mais de 100% nos atendimentos de pacientes com síndromes gripais, segundo informações da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), as quatro quadras da Arena da Abadia serão utilizadas para testagem da COVID-19, a partir de amanhã (8/1) até o dia 23 de janeiro, sendo que este período poderá ser prorrogado, dependendo da procura pelo exame.
 
“Pedimos desculpas aos usuários e tão logo a Saúde encerre suas atividades retornaremos com a prática esportiva na Arena Funel. Nos demais anexos da Funel, como Ginásio do Nacional, Ginásio do Conselho Afro, Piscinão e Praça de Esportes Murilo Pacheco, o fluxo segue normal, mantendo todos os cuidados de prevenção contra a COVID-19”, destaca trecho de nota da Funel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)