(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'RESSACA PÓS-PANDEMIA'

Formiga vai fazer mutirão para zerar fila potencializada pela pandemia

Devem ser realizados 15 mil exames acumulados pela alta demanda gerada durante a pandemia da COVID-19


17/12/2021 16:16 - atualizado 17/12/2021 16:29

Materiais laboratoriais em uma bancada
O mutirão de exames será realizado por dois laboratórios em Formiga (foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)
Um mutirão de exames laboratoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será realizado a partir do dia 27 de dezembro em Formiga, no Centro-Oeste de Minas. Para zerar a fila gerada pelo que foi chamado de “ressaca pós-pandemia”, pelo secretário de Saúde, Leandro Pimentel, serão 15 dias de intensificação dos atendimentos. 
 
O acúmulo de demanda gerado nas últimas semanas, segundo o secretário da pasta, é reflexo da normalização pela procura por atendimentos de rotina. “As pessoas ficaram muito tempo sem irem às unidades básicas de saúde com medo da pandemia”, destaca Pimentel. Dentre os pacientes estão diabéticos e hipertensos.

Com o avanço da vacinação e queda dos indicadores da COVID-19, a procura por procedimentos de rotina aumentou. “As mães, por exemplo, voltaram a levar as crianças nas unidades”, exemplifica o secretário. Serão atendidas 1.480 pessoas. Ao todo, 15 mil exames devem ser realizados em um período de 15 dias.
 
Os pacientes atendidos serão aqueles que já têm pedido do médico das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. “Todos serão comunicados previamente pela equipe do posto de referência do seu bairro”, alerta o secretário.
 
Cada unidade entrará em contato com o usuário para informar o local, hora e data da realização dos exames.
 
Duas unidades laboratoriais vão realizar os procedimentos, uma delas é o Laboratório Municipal e um terceirizado licitado pelo município.
 
*Amanda Quintiliano especial para o EM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)