(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUTO EM UBERABA

Respeitado professor de Uberaba morre de câncer aos 71 anos

'A arte de ensinar corria pelas veias do professor de sorriso largo', diz trecho de nota de pesar; cidade do Triângulo Mineiro decreta três dias de luto


09/12/2021 16:24 - atualizado 09/12/2021 16:36

Décio Bragança
Natural de Itabira (MG), Décio Bragança dizia ser 'uberabense de coração' (foto: Uniube/Divulgação)
O professor Décio Bragança morreu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na manhã desta quinta-feira (9/12) aos 71 anos, vítima de câncer. Conhecido e respeitado na cidade - principalmente nos meios escolar e universitário devido aos 50 anos dedicados ao ensino da Língua Portuguesa e história -, Décio lecionou nos colégios Marista Diocesano e Nossa Senhora das Dores, na Faculdade de Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino (Fista) e atuava na Universidade de Uberaba (Uniube).
 
Em julho deste ano, o educador, natural de Itabira (MG), lançou o seu 4º livro. A publicação “Encontros Eternos: Diálogo possível entre Deus e os Homens” retrata encontros entre homens e Deus no século 31, dez séculos à frente, portanto, quando conversam sobre fatos passados na Terra nos séculos 20 e 21.
 
Segundo a nota de falecimento da Uniube, o sepultamento do professor acontece no Cemitério São João Batista, às 17h30. Ele deixa esposa e três filhos.
 
A nota de pesar da Uniube destaca ainda que Décio Bragança ficou conhecido pela maneira irreverente de ensinar e deixa um legado e um marco na vida de todos que foram seus alunos, colegas de trabalho e amigos.
 
“A arte de ensinar corria pelas veias do professor de sorriso largo e jeito inesquecível de ser. Respeitado e conhecido professor de Língua Portuguesa e história há mais de 50 anos, para ele a verdadeira educação era seguida pela libertação através do amor", diz trecho do comunicado.
 
"Autor de diversas obras, sendo a mais recente “Encontros Eternos: Diálogo possível entre Deus e os homens", lançada em julho deste ano, Décio gostava de envolver os ensinamentos da formação em Teologia e dos aprendizados seminaristas nos livros que escrevia. O grande mestre se foi, mas sua obra não”, finaliza nota de pesar da Uniube.
 
O seu mais recente livro "Encontros Eternos: Diálogo possível entre Deus e os homens" foi lançado em e-book e está disponível para compra no site da Amazon.
 
Segundo informações do professor, repassadas ao site da Uniube na época em que lançou o seu mais novo livro, o mesmo não tem um roteiro preestabelecido nos diálogos, sendo que os assuntos vão surgindo de acordo com a necessidade de aparição de cada personagem.
 
Ao todo, são 237 páginas divididas em capítulos não sequenciais. Para ele, dividir em capítulos sem uma ordem cronológica dá a liberdade para o leitor seguir com a leitura da forma que quiser. 
 
O professor declarou que uma das maiores preocupações do livro é refletir sobre o amor e misericórdia de Deus e empatia dos homens, mas sem citar, de fato, uma religião específica, mesmo se tratando de espiritualidade.
 
"Muitos textos com a pretensão de serem religiosos ultrapassam a linguagem comum, aproximando-se da sofisticação e erudição. Quis fazer, não sei se consegui, o contrário: usar uma linguagem simples e usual para falar e escrever sobre tantos mistérios e crenças. Houve uma preocupação: não colocar em xeque nenhuma religião, apesar de minha formação ser católica", afirmou.
 

Luto de três dias

 
Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Uberaba lamenta a morte do professor e afirma reconhecer a relevância dele na formação de vários profissionais.
 
"O Governo Municipal decreta luto oficial de três dias e externa os sentimentos a todos os familiares e amigos desse importante cidadão que muito contribuiu no desenvolvimento de Uberaba", diz a nota.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)