(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAMPANHA SINAL VERMELHO

Uberaba sinaliza locais para mulher vítima de violência pedir socorro

Cidade do Triângulo Mineiro mobiliza comerciantes e empresários a prestar auxílio a vítimas de violência doméstica; denúncia será feita através de xis vermelho


08/12/2021 18:00 - atualizado 08/12/2021 18:39

Mulher com a mão no rosto
Campanha busca diminuir a incidência da violência doméstica contra mulher em Uberaba (foto: Imagem ilustrativa - Counselling/Pixabay)
Bares, restaurantes, hotéis e lojas - entre outros estabelecimentos comerciais - de Uberaba já estão sendo sinalizados como locais seguros para "abrigar" mulheres vítimas de violência doméstica. A Campanha do Sinal Vermelho começou nessa terça-feira (7/12) a fixar 4,5 mil cartazes em locais participantes da ação na cidade do Triângulo Mineiro.
 
A campanha funciona da seguinte forma: com um X escrito na mão ou no papel, de preferência em vermelho, a mulher pode fazer a denúncia, de forma silenciosa e discreta, em qualquer um dos 4,5 mil estabelecimentos, sendo que qualquer funcionário destes locais, ao ver o sinal, deverá acionar a autoridade policial.

Caso a vítima optar por não permanecer no local, o funcionário deverá coletar as informações básicas dela e reportar à Delegacia de Orientação e Proteção à Família. 
 
Cartaz da campanha Sinal Vermelho, em Uberaba
Cartazes estarão presentes em estabelecimentos participantes da ação (foto: Rochelle Gutierrez/Divulgação)
A campanha foi instituída em Uberaba por meio da lei nº 13.476/2021, de autoria da vereadora Rochelle Gutierrez (PP), cujo projeto foi aprovado no dia 16 de agosto deste ano. 
 

Mobilização na cidade 


Segundo informações da assessoria de imprensa da vereadora Rochelle Gutierrez, até o momento, o Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes se comprometeu a enviar os cartazes para todos os estabelecimentos parceiros do segmento.

“Já os demais estabelecimentos comerciais, como as lojas, através da CDL, também devem receber os cartazes e orientações sobre o tema. A ideia é que todos os interessados possam integrar a campanha, como farmácias, lojas, casas noturnas, entre outros”, informou a assessoria da vereadora, por meio de nota.
 
A autora do projeto em Uberaba, a vereadora Rochelle Gutierrez (PP), de blusa vermelho, na Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba para entrega dos cartazes nessa terça-feira (7/12)
A autora do projeto em Uberaba, a vereadora Rochelle Gutierrez (PP), de blusa vermelho, esteve presente ontem (7/12) na Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba para a entrega dos cartazes (foto: Prefeitura de Uberaba/Diivulgação)
 

Ainda conforme a assessoria da vereadora, os cartazes foram patrocinados pela CDL e estão sendo distribuídos nesta semana para 1.500 lojas e 250 bares e restaurantes. 

“A parlamentar reforçou a importância do trabalho em conjunto entre Poder Executivo, Legislativo e a sociedade civil em busca da aplicação efetiva da Lei”, destacou a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)