(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM RISCO DE RAIVA

Parque Municipal reabre nesta quinta (2), após 9 meses fechado; veja regras

PBH vai exigir agendamento prévio e comprovante de vacinação contra febre amarela dos frequentadores


29/11/2021 19:15 - atualizado 29/11/2021 23:55

Lago com coreto instalado no Parque Municipal de Belo Horizonte
Após vacinação de felinos, PBH reabriu o Parque Municipal de BH com restrições (foto: Breno Pataro/PBH)
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta segunda-feira (29/11), a reabertura do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a partir desta quinta (2/12).

O espaço funcionará de terça a domingo, de 8h às 18h, mediante agendamento prévio. A entrada será permitida até as 17h. Os visitantes terão de usar máscaras sanitárias, além de cumprir uma série de exigências (veja abaixo).

Já o Teatro Francisco Nunes, localizado dentro do parque, retoma sua agenda cultural a partir de 6 de dezembro, com programação gratuita e retirada prévia de ingressos.

As atividades no Parque Municipal estavam suspensas há 9 meses, devido ao risco de transmissão de raiva aos frequentadores. A doença foi diagnosticada em morcegos da espécie Artibeus lituratus, que vivem na área, além de um gambá. 

Para evitar a propagação do vírus, que é letal para os humanos, a PBH informou ter realizado a aplicação do reforço da vacinação antirábica em todos os felinos que vivem na região. Posteriormente, manteve a área fechada para monitoramento da doença. 

Regras

Para frequentar o Parque Municipal, o primeiro passo é a retirada de ingresso gratuitos, disponibilizados às segundas-feiras, a partir de 8h, por meio do site da PBH. Na página, o visitante deve escolher a data do passeio. 

A prefeitura disponibilizará ainda lotes extras, que os interessados poderão retirar na porta do parque. A cota será composta de tíquetes de pessoas que fizeream o agendamento, mas não compareceram.

Outra exigência é o comprovante de vacinação contra febre amarela. Menores de 9 meses, que não podem ser imunizados contra a doença, não poderão acessar o espaço.

Aqueles que por algum motivo estejam sem o comprovante poderão preencher uma declaração, oferecida no parque, de que já tomou a vacina há mais de dez dias. Esse formulário também poderá ser preenchido on-line, no processo de agendamento. 

Cuidados

Em 2021, o departamento de Zoonoses da PBH identificou 21 morcegos contaminados pelo vírus da raiva. Até o momento, o município diz não ter detectado nenhum outro animal com a doença. 

Em caso de identificação de um morcego com comportamento anormal, a população não deve tocar ou tentar remover o animal. A recomendação é acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o recolhimento de forma adequada. 

Os telefones são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou ainda pelo 156. No agendamento, o visitante receberá recomendações educativas importantes sobre a raiva para as quais deverá dar ciência antes de concluir o processo. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)