(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARALISAÇÃO

Após reunião com empresas, motoristas de ônibus decidem manter greve

Sindicatos patronal e de trabalhadores se reuniram nesta sexta (19) para tentar evitar paralisação no transporte público marcada para segunda-feira


19/11/2021 16:37 - atualizado 19/11/2021 17:41

Ônibus do Move em Belo Horizonte
Greve no transporte público está prevista para iniciar nesta segunda-feira (22) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
O encontro do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), que tinha o intuito de evitar a greve anunciada pelos motoristas de ônibus na semana passada, prevista para ter início nesta segunda-feira (22/11), não resultou em conciliação.

Por meio de sua assessoria, o STTRBH informou que, apesar da reunião, até o momento não houve nenhuma alteração e a greve dos motoristas permanece prevista para a próxima semana. 
Questionado sobre a adesão dos motoristas à greve, o sindicato informou que não há como prever se a mobilização será total ou parcial. "Depende do posicionamento das empresas, então, por isso ainda não sabemos se irá parar tudo", esclarece o sindicato.

O STTRBH afirma que possivelmente haverá uma nova reunião, mas que a greve está mantida. Entretanto, caso ocorra acordo para o reajuste salarial, eles vão suspender o movimento.

A adesão dos trabalhadores à paralisação ocorre pela falta de reajuste salarial pelo terceiro ano consecutivo. Anteriormente já havia acontecido quatro tentativas de negociação, mas os empresários, ainda sim, não apresentaram nenhuma proposta de reajuste, segundo o sindicato.

Além do reajuste salarial de 9%, entre as reivindicações dos motoristas estão o tíquete-alimentação de R$ 800, o pagamento do tíquete no atestado, remoção do banco de horas, abono salarial de 2019 e 2020. A retirada da limitação do passe livre, manutenção do passe livre para o afastado e melhoria no plano de saúde também fazem parte da negociação. 

*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)