
A autorização foi feita por meio de ofício assinado pelo superintendente regional Luiz Carlos Magalhães Guerra. Segundo informou o DNIT, por questões administrativas, o contrato de manutenção do segmento rodoviário da BR-381, em Timóteo, está vencido, e não há uma nova empresa habilitada por processo de licitação em condições de iniciar as atividades. Esse fato impede a intervenção imediata no trecho obstruído.
Dessa forma, o DNIT autorizou a prefeitura a iniciar os serviços de desobstrução do trecho em uma faixa de domínio que pertence à União. No local, estão os pedaços de rocha que se desprenderam do maciço granítico lateral às pistas da rodovia, causando a obstrução total do antigo trecho da BR-381, bem como a queda de postes da rede elétrica e cabeamento de internet.
A remoção das rochas e material arenoso que se encontra na Avenida Belo Horizonte não deve ser um trabalho fácil. Segundo a Prefeitura de Timóteo, a desobstrução da via foi sugerida com o desmonte e retirada do material que se encontra nas pistas, de forma a não mais interferir na estabilidade do escorregamento de massa, garantindo a segurança dos pedestres e das pessoas que trabalharão nos serviços de liberação, conforme recomendação do DNIT.
Também foi sugerido que o desmonte seja procedido preferencialmente por meio de martelo hidráulico, massa expansiva ou pyroblast, ao invés de explosivos. O pyroblast é uma cápsula geradora de gases instantâneos (e não-explosivos), com capacidade de efetuar o desmonte de rochas controlado emáreas sensíveis.
"Imperioso destacar a recomendação de não remover o material que se encontra no pé do talude de base para a torre de transmissão da Cemig, a qual pode sofrer evolução no processo de erosão e instabilidade", recomendou o DNIT no ofício encaminhado à prefeitura.
De posse dessa autorização do DNIT, o próximo passo, segundo a prefeitura, é a contratação de uma empresa para fazer o serviço, enquanto o DNIT dá sequência aos estudos técnicos complementares para a conclusão da obra com a completa remoção das rochas que se encontram soltas na encosta do maciço granítico e a estabilidade do talude. A previsão é realizar a intervenção paliativa em 30 dias.
Ao mesmo tempo, neste fim de semana, o DNIT vai providenciar a instalação de quebra-molas no anel rodoviário da BR-381, nas proximidades do acesso ao Bairro Nova Esperança, porque o tráfego de veículos aumentou consideravelmente no local. A prefeitura alerta os motoristas a terem atenção redobrada quando transitarem pelo anel rodoviário, no entorno de Timóteo.
Dessa forma, o DNIT autorizou a prefeitura a iniciar os serviços de desobstrução do trecho em uma faixa de domínio que pertence à União. No local, estão os pedaços de rocha que se desprenderam do maciço granítico lateral às pistas da rodovia, causando a obstrução total do antigo trecho da BR-381, bem como a queda de postes da rede elétrica e cabeamento de internet.
A remoção das rochas e material arenoso que se encontra na Avenida Belo Horizonte não deve ser um trabalho fácil. Segundo a Prefeitura de Timóteo, a desobstrução da via foi sugerida com o desmonte e retirada do material que se encontra nas pistas, de forma a não mais interferir na estabilidade do escorregamento de massa, garantindo a segurança dos pedestres e das pessoas que trabalharão nos serviços de liberação, conforme recomendação do DNIT.
Também foi sugerido que o desmonte seja procedido preferencialmente por meio de martelo hidráulico, massa expansiva ou pyroblast, ao invés de explosivos. O pyroblast é uma cápsula geradora de gases instantâneos (e não-explosivos), com capacidade de efetuar o desmonte de rochas controlado emáreas sensíveis.
"Imperioso destacar a recomendação de não remover o material que se encontra no pé do talude de base para a torre de transmissão da Cemig, a qual pode sofrer evolução no processo de erosão e instabilidade", recomendou o DNIT no ofício encaminhado à prefeitura.
De posse dessa autorização do DNIT, o próximo passo, segundo a prefeitura, é a contratação de uma empresa para fazer o serviço, enquanto o DNIT dá sequência aos estudos técnicos complementares para a conclusão da obra com a completa remoção das rochas que se encontram soltas na encosta do maciço granítico e a estabilidade do talude. A previsão é realizar a intervenção paliativa em 30 dias.
Ao mesmo tempo, neste fim de semana, o DNIT vai providenciar a instalação de quebra-molas no anel rodoviário da BR-381, nas proximidades do acesso ao Bairro Nova Esperança, porque o tráfego de veículos aumentou consideravelmente no local. A prefeitura alerta os motoristas a terem atenção redobrada quando transitarem pelo anel rodoviário, no entorno de Timóteo.
