(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUSENTES

BH tem mais de 85 mil pessoas que não tomaram nem 1ª dose da vacina

PBH não divulga faltosos por faixa etária. Diferentemente de outras capitais, município não planeja força-tarefa para alcançar os não vacinados contra COVID-19


13/11/2021 20:23 - atualizado 14/11/2021 01:26

Profissional de saúde insere seringa em frasco de vacina contra a COVID-19
Cerca de 3,9% dos convocados aos postos de vacinação contra a COVID-19 em BH não compareceram aos postos para tomar a primeira dose (foto: Gladyston Rodrigues)
Em Belo Horizonte, 85.841 pessoas acima de 12 anos ainda não compareceram aos postos para receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19, embora já tenham sido convocadas.

O grupo corresponde a 3,9% do público-alvo da campanha de vacinação, que é de 2.199.135. Os números da Secretaria Municipal de Saúde foram publicados no boletim epidemiológico da COVID-19 de sexta-feira (12/11). A PBH não divulga os ausentes por faixa etária.

Diferentemente de capitais como o Distrito Federal, que organizou força-tarefa para rastrear os não vacinados - o Dia D da vacinação, marcado para 20 de novembro -, BH ainda não planeja um evento para alcançar os faltosos.

Questionado pela reportagem do Estado de Minas , o município citou ações incorporadas ao cotidiano da rede básica de saúde, como a verificação da situação vacinal das pessoas durante as visitas domiciliares realizadas por profissionais de saúde.

O mesmo procedimento, ressalta a PBH, é feito nos atendimentos realizados nos Centros de Saúde da Atenção Primária e ainda por contato telefônico nos acompanhamentos de rotina.

O Executivo Municipal citou ainda as repescagens promovidas ao longo da campanha. No dia 19 de novembro, a chamada contemplará pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos, vacinadas com a Pfizer que perderam a data para a segunda dose. 

O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta 2.113.294 pessoas imunizadas com a primeira dose, ou seja, 82,9% da população. Já 1.699.207 estão como esquema vacinal completo (67,1% dos moradores da capital). 

Minas

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde contabiliza 1.925.868, do total de 18.107.082 de cidadãos com mais de 12 anos ainda não contemplados sequer com a primeira dose. Nem todos os municípios, no entanto, terminaram a convocação de todas as faixas de adolescentes ou o fizeram há poucas semanas. 

Questionado sobre possíveis ações de ampliação da cobertura vacinal, o estado informou que a iniciativa cabe às prefeituras. 

“A secretaria tem orientado os municípios quanto a estratégias para a realização de busca ativa e campanhas de divulgação para chamada da população, com o objetivo de alcançar altas coberturas vacinais no estado”, diz a nota enviada à reportagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)