(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

PBH reduz intervalo de aplicação da 3 ª dose da vacina contra a COVID-19

O executivo municipal vai seguir a mesma orientação anunciada pelo governo de Minas, nesta sexta-feira (12/11)


12/11/2021 17:22 - atualizado 12/11/2021 18:05

Profissional de saúde prepara a seringa para aplicação da vacina
A PBH vai retomar a vacinação das pessoas com a dose de reforço na terça-feira (16/11) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai reduzir para cinco meses o intervalo entre a aplicação da segunda dose e o reforço da vacina contra a COVID-19, conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12/11).

 

 


Com isso,  a PBH vai seguir a mesma orientação do governo de Minas Gerais . O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, confirmou a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço de seis para cinco meses. O adiantamento de um mês está condicionado à disponibilidade de doses nos municípios.

Próximos grupos convocados para dose de reforço


De acordo com a PBH, a partir da próxima semana, idosos de 85 a 82 anos vão receber a 3a dose. Estão elegíveis para se vacinar aqueles em que a segunda dose tenha sido aplicada há pelo menos 5 meses. 

Os trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais também serão convocados novamente para a dose de reforço, já que considerando novos profissionais podem ter sido contratados para a área e, em muitos casos, ainda não completaram o prazo mínimo entre as aplicações. Para este público também é preciso ter pelo menos cinco meses da segunda dose. 

Haverá ainda ações de repescagem para alguns públicos vacinados com a Pfizer. 

Confira o calendário: 

- Dia 15/11, segunda-feira: não haverá vacinação;

- Dia 16/11, terça-feira: dose de reforço para trabalhadores da saúde a partir de 18 anos, completos até 30 de novembro, cuja segunda dose tenha 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;

- Dia 17/11, quarta-feira: dose de reforço dose para pessoas de 85 e 84 anos cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte;

- Dia 18/11, quinta-feira: dose de reforço para pessoas de 83 e 82 anos cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte;

- Dia 19/11, sexta-feira:
 
  • repescagem de dose de reforço para idosos cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • repescagem de dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão a partir de 18 anos, cuja segunda dose tenha sido há pelo menos 28 dias. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte, além de documento que comprove a condição de saúde;
  • repescagem de segunda dose para pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos vacinadas com a Pfizer. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

- Dia 20/11, sábado: não haverá vacinação.

Horário de funcionamento 


O horário de funcionamento dos locais de vacinação é de segunda a sexta-feira de 8h às 17h para pontos fixos e extras, e de 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Há também três pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. 

Confira os horários e endereços:  

- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;

- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;

- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;

Podem se vacinar no período noturno apenas os públicos convocados para o dia em questão.

Idosos


Para que idosos possam receber a dose de reforço é necessário ser residente de Belo Horizonte, apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, e também ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses. Até o momento já foram convocadas para receber a dose de reforço idosos de 89 anos e mais e de 88 a 64 anos.

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa vá às unidades em uma data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

Trabalhadores da saúde


No momento da aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde é necessário ter recebido a segunda dose no prazo de cinco meses. 

Além disso, é preciso apresentar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de: 

- Comprovante de pagamento (contracheque); ou

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou

- Contrato de trabalho; ou

- Relatório do CNES; ou

- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou

- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
  

Pessoas com alto grau de imunossupressão 


Para que as pessoas com alto grau de imunossupressão possam receber a dose adicional é necessário ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, podem ser vacinados os usuários nas condições abaixo:

- Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/Aids;

- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações: 

- Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data da convocação para a dose adicional devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível

- Apresentar documento de identificação com foto e CPF

- Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte

- Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias

Além das orientações acima, é necessário que o público contemplado apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.

Segunda dose


Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. 

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa vá às unidades em uma data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)