(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAFÉ MINEIRO

MG: veja lista de classificados do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés

Para a próxima etapa, produtores devem entregar lotes com sacas de 60,5 quilos, café tipo 2, peneira 16 com vazamento máximo de 5%, e umidade de 10% a 12%


26/10/2021 15:39 - atualizado 26/10/2021 16:32

Colheita de café
Produtores selecionados terão até 5 de novembro para entregar novas amostras (foto: Fazendas Apóstolo Simão/Divulgação)
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) divulgou nesta terça-feira (26/10) a  lista com os classificados  para a segunda etapa da 18ª edição do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Os produtores selecionados terão até 5 de novembro para entregar as novas amostras de café, nos escritórios da Emater. 
 
Para a próxima etapa, do concurso devem ser entregues lotes com sacas de 60,5 quilos, café tipo 2, peneira 16 com vazamento máximo de 5%, e umidade de 10% a 12%. A coleta das amostras deve, obrigatoriamente, ser acompanhada por um extensionistas da Emater-MG.  
 
Ao todo, o concurso recebeu a inscrição de 1.557 amostras e aquelas selecionadas nesta etapa (clique  AQUI  para ver a lista) serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais, além de passarem por uma avaliação socioambiental. 
 
As amostras serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
 
Serão premiados os três primeiros colocados em cada região produtora (Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas, Sul de Minas) em cada categoria. Em seguida, o campeão estadual, que receber a maior nota do concurso. A cafeicultora que tiver a melhor pontuação entre os finalistas também receberá destaque.
 
A solenidade de encerramento da premiação será em dezembro. O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)