
Os ônibus coletivos de BH rodavam com horário reduzido desde 17 de março de 2020, com o início da pandemia de COVID-19. A BHTrans notificou as concessionárias na última sexta-feira (15/10) para voltarem a operar com os horários pré-pandemia de coronavírus.
"É dever das concessionárias cumprir os quadros de horários determinados para as linhas e a BHTrans notifica as empresas sempre que constatar irregularidades na operação do transporte coletivo. Por isso é importante que os usuários registrem as as solicitações e reclamações referentes ao transporte coletivo municipal no portal de serviços da Prefeitura de Belo Horizonte neste link, no PBH App ou pelo Twitter @OficialBHTRANS", diz trecho de nota divulgada pela empresa.

Ivone Maria, de 51 anos, é servente de limpeza no Hospital João XXIII e atende a ala dos pacientes com COVID. Ela critica a decisão de reduzir a frota durante a pandemia. “Foi uma ilusão, uma coisa política. Como ônibus todos lotados você diminui a frota? Brincadeira né? Acham que a gente é bobo. Eu trabalho domingo e é uma peleja pra vim trabalhar, não tem ônibus. Sábado e domingo passamos apertado, temos que ter um dinheiro a mais pra gastar com Uber. É um absurdo”, alerta.



Mardeci Soares Lopes, de 50, é auxiliar administrativo e pega plantão aos finais de semana. Ele comemorou a decisão de retomar o fluxo de ônibus de antes da pandemia. “Acho que voltou ao normal, eu sou plantonista domingo e não tô tendo dificuldade pra chegar no trabalho”, conta, aliviado.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) ainda vai avaliar o impacto dos novos horários durante a semana, a partir da demanda de passageiros. O sindicato estima que, na sexta-feira (22/10), haja dados da operação para posterior avaliação.
