(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Feriadão promete chuva e ventania em Minas; temperatura cai em BH

Previsão é de que até terça-feira ocorram precipitações com raios e rajadas de vento em todo o estado


08/10/2021 04:00 - atualizado 08/10/2021 06:22

Rua da região central de Belo Horizonte com asfalto molhado. Carros estão parados no sinal. Há uma banca de revista exibindo a previsão do tempo.
Capital teve chuva na manhã de ontem. Hoje dia deve ficar nublado (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 7/10/21)
O feriado prolongado será de chuvas com possibilidade de raios e rajadas de vento em todo o estado. Com isso, as temperaturas sofrem um declínio. Em Belo Horizonte, elas devem cair até 15°C se comparadas com a semana anterior, quando a capital registrou a máxima de 35°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas chuvas com raios e rajadas de vento até na terça-feira  para as regiões Sul, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo, Zona da Mata e Metropolitana, Leste e Norte de Minas.

Segundo a Defesa Civil, o volume acumulado de precipitação estimado entre hoje e terça-feira (12/10) é de 80 a 100 milímetros (mm). O órgão alerta que “as condições meteorológicas ficarão favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento" na capital mineira. O monitoramento das condições climáticas segue durante as 24 horas e o Grupo Gestor de Risco e Desastre (GGRD) já está mobilizado e conta com a participação de todos os órgãos da prefeitura para agir em situações de emergência.

Belo Horizonte foi 'acordada' ontem com pancadas de chuva e ventania pela manhã. Quem saiu de casa desprevenido enfrentou transtornos, caso dos moradores do Bairro Sagrada Família, Região Leste de BH. Nas imediações da Rua São Joaquim, corredores e outros praticantes de exercícios ao ar livre tiveram os planos frustrados. Pessoas a caminho do trabalho correram para casa para buscar o guarda-chuva. O meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo informou que na manhã de ontem os ventos chegaram a 88,2km/h na estação meteorológica do Cercadinho.  “Foi entre as 5h e as 6h, e a sensação térmica era de 16°C”, destacou.

Segundo Claudemir Azevedo, após muitos dias com os termômetros nas alturas, o fim de semana em Minas será de pancadas de chuva e trovoadas isoladas: “A chuva vai aliviar o calorão em grande parte de Minas Gerais”, explica o especialista. O dia hoje será de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana e Zona da Mata. Nas regiões do Triângulo Mineiro, Rio Doce, Oeste, Metropolitana e Central, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, como aponta o Inmet.

Fim de semana 

O clima fresco se mantém na capital amanhã e o céu será nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura será estável, com máxima de 24°C e mínima de 16°C. As regiões Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana serão de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já no Rio Doce, Oeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o céu estará parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva. A temperatura será estável, com máxima de 37°C e mínima de 13°C.

No domingo, Belo Horizonte será de céu encoberto com chuva e a temperatura pode variar em declínio entre 14°C e 20°C. Nas regiões Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana, o céu estará encoberto com chuva. Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Rio Doce, Oeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com chuva. A temperatura também estará em declínio, com máxima de 37°C e mínima de 12°C.

Na segunda-feira, permanece o céu encoberto com chuva no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana. Em Belo Horizonte, céu encoberto com chuva. A temperatura será estável, com o tempo um pouco mais fresco: máxima de 20°C e mínima de 14°C.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira

**Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)