(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA SECO

Chuvas no fim de semana em Uberaba não surtem efeito na crise hídrica

Todos 11 reservatórios do município permanecerão fechados durante toda a semana, entre 8 e 16h; previsão para hoje e amanhã é de pancadas de chuvas


27/09/2021 15:50 - atualizado 27/09/2021 16:08

Rio Uberaba permanece com vazão 77% menor, se comparado com o período chuvoso
Rio Uberaba permanece com vazão 77% menor, se comparado com o período chuvoso (foto: Codau/Divulgação)
As chuvas do fim de semana em Uberaba, no Triângulo Mineiro, que vieram após vendavais de poeira, não surtiram efeito para amenizar a crise hídrica. Os 11 centros de reservação da cidade permanecem fechados, entre 8h a 16h, até sexta-feira (1/10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a chuva na cidade neste sábado e domingo (25 e 26/9) registrou 26 milímetros.
 
De acordo com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), o Rio Uberaba permanece com vazão 77% menor, se comparado com o período chuvoso. A situação do rio ainda é considerada extrema e crítica.
 
 
Ainda conforme a Codau, visualmente, houve um aumento de vazão na barragem de nível do rio Uberaba, mas, com apenas esta precipitação (26 mm) é possível afirmar que não houve reposição suficiente do lençol freático do rio e seus afluentes para tirar o manancial da situação crítica atual, ou ainda prever por quanto tempo esta nova vazão vai perdurar.
 
“O planejamento do horário de abertura e fechamento de todos os centros de reservação da cidade será mantido até que qualquer alteração na vazão do rio Uberaba seja verificada e determine novo plano. A suspensão da distribuição de água é necessária para continuar o reequilíbrio do reabastecimento dos reservatórios", afirmou a Codau, em nota.
 
"Com os reservatórios cheios, a pressão da rede é mais alta e isto reduz o intervalo de intermitência (que é o tempo entre a liberação da água e a pressurização total das redes). Isto possibilita que os bairros altos também recebam água mais rápido”, completou a companhia.
 
De acordo com o Instituto Clima Tempo, em Uberaba, a previsão desta segunda e terça (27 e 28/9) é de sol e aumento de nuvens de manhã com pancadas de chuva à tarde e à noite. Já na quarta e quinta (29 e 30/9) a previsão para o município é de sol com algumas nuvens e sem chuvas.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)