(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINISTÉRIO DA SAÚDE IGNORADO

COVID-19: Betim mantém vacinação de adolescentes e chama 16 anos

Betim avança na vacinação de adolescentes sem comorbidades: nesta terça-feira (21/9) é a vez do público de 16 anos


20/09/2021 19:14 - atualizado 20/09/2021 19:34


Adolescentes de 16 anos serão vacinados nesta terça-feira (21/9) em Betim
Adolescentes de 16 anos serão vacinados nesta terça-feira (21/9) em Betim (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
 
Apesar do Ministério da Saúde manter a  suspensão da vacinação em adolescentes sem doenças , a imunização contra a COVID-19 desse público segue avançando em Betim. Nesta terça-feira (21/9), é a vez dos adolescentes de 16 anos sem comorbidades. A prefeitura da cidade da Grande BH espera contemplar cerca de 5 mil pessoas dessa faixa etária. 

A vacinação ocorre nas 37 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. O adolescente deve procurar a sua unidade de referência e agora há uma mudança no protocolo: no dia da vacinação, os adolescentes não precisam estar acompanhados dos pais ou responsável como estava sendo exigido anteriormente. 

Todos devem apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão SUS, o cartão de vacina e um comprovante de endereço. No site da Prefeitura de Betim é possível conferir o endereço das UBSs

Vale lembrar que a cidade foi a primeira do país a iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, em junho deste ano. A justificativa da prefeitura foi de fazer o retorno das aulas presenciais de forma segura para a comunidade escolar. Porém, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu a aplicação nesse público naquele momento.  
 

Primeira dose atrasada


Além da população de 17 anos, os adolescentes (de 12 a 17 anos) com comorbidades e/ou deficiência permanente, as jovens grávidas, puérperas ou as lactantes que ainda não tomaram a primeira dose quando convocados, também podem comparecer à UBS de referência para serem imunizados.

Já para os adultos com 18 anos ou mais que não se vacinaram quando convocados, a vacina estará disponível no anexo do Cerest.

Segunda dose segue sendo aplicada


A Prefeitura de Betim continua aplicando a segunda dose da vacina contra a COVID-19, conforme o cronograma da campanha de vacinação, para diversos grupos.

Os caminhoneiros completarão a segunda etapa da imunização até 24 de setembro, no Betim Shopping. Os profissionais que estiverem com viagem marcada para a data aprazada no cartão de vacina poderão adiantar o recebimento da dose para garantir o ciclo de imunização.
 
Os trabalhadores da saúde, as gestantes, as puérperas e as lactantes continuam recebendo a segunda dose no anexo do Cerest, conforme data aprazada no cartão de vacinas.

A população em geral e as pessoas com comorbidades também recebem a segunda dose de acordo com a data aprazada no cartão de vacina, nas 37 UBSs da cidade.

Vale lembrar que, no ato da imunização,  deve ser apresentado um documento com foto e o cartão de  vacina com o registro da 1ª dose.
 

Idosos recebem a terceira dose de reforço


Os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) começarão a receber a dose de reforço nas próprias instituições, a partir da quarta-feira (22/9). As equipes da secretaria de Saúde agendarão com as ILPIs os dias para a vacinação. Cerca de 200 idosos institucionalizados devem receber a terceira dose.

As UBS continuam aplicando a terceira dose para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a CoronaVac há mais de seis meses. As pessoas imunossuprimidas também podem tomar a dose de reforço no anexo do Cerest.

Para receber a terceira dose da vacina é necessário apresentar um documento com foto e o cartão de vacina com o registro das duas primeiras doses.
 

Cronograma da vacinação em Betim:


Dose 1
Adolescentes de 16 anos
Data: Terça-feira (21/9) 
Local: 37 UBSs
Horário: das 8h às 17h
 
Repescagem para adolescentes com 17 anos e adolescentes (de 12 a 17 anos) com comorbidades, deficiência permanente, as jovens grávidas, puérperas ou lactantes, que ainda não tomaram a primeira dose quando convocados
Local: 37 UBSs
Horário: das 8h às 17h
 
Repescagem adultos com 18 anos ou mais que não se vacinaram quando convocados
Local: anexo do Cerest, rua Tocantins, 301, Brasileia
Horário: das 8h às 17h
 
Dose 2
Caminhoneiros

Até 24 de setembro, conforme data aprazada no cartão de vacina
Local: Betim Shopping - avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1.655, Ingá
Horário: das 8h às 17h
 
Gestantes, puérperas, lactantes e os trabalhadores da saúde
Na data aprazada no cartão de vacina
Anexo do Cerest - rua Tocantins, 301, Brasileia
Horário: das 8h às 17h
 
População em geral e as pessoas com comorbidades
Na data aprazada no cartão de vacina
Local: 37 UBSs
Horário: das 8h às 17h
 
Dose 3 de reforço 
Idosos com 80 anos ou mais, que receberam a Coronavac
Data: a partir de terça-feira (14/9) 
Local: nas 37 UBS
Horário: das 8h às 17h
 
Pessoas imunossuprimidas
Data: a partir de terça-feira (14/9) 
Local: anexo do Cerest - rua Tocantins, 301, Brasileia
Horário: das 8h às 17h
 
Idosos de ILPIs
Data: a partir de quarta-feira (22/9) 
Local: nas ILPIs, conforme agendamento com a instituição
 
Acesse o endereço atualizado das UBS neste link .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)