(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REDUÇÃO E SUSPENSÃO

Uberaba tem novas quedas nas internações de UTI/COVID e 50% menos mortes

Cidade, que está vacinando jovens de 12 e 13 anos com comorbidades, precisou suspender aplicação de 2ª dose da AstraZeneca por falta do imunizante


16/09/2021 15:34 - atualizado 16/09/2021 16:25


Uberaba, que tem cerca de 340 mil habitantes, segundo o seu último vacinômetro, atualizado nesta quarta-feira (15/9), já recebeu 390.904 doses da vacina contra a COVID-19 e destas aplicou um total de 339.164 doses
Uberaba, que tem cerca de 340 mil habitantes, segundo o seu último vacinômetro, atualizado nesta quarta-feira (15/9), já recebeu 390.904 doses da vacina contra a COVID-19 e destas aplicou um total de 339.164 doses (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
As boas expectativas de Uberaba nos primeiros 15 dias de setembro, após queda de aproximadamente 50% nas mortes causadas pela COVID-19, assim como novas reduções das internações de UTIs/COVID ao longo desta semana, estão se confirmando no município.
 
Por outro lado, a vacinação da 2ª dose da AstraZeneca precisou dar uma pausa após o término dos imunizantes nesta quarta-feira (15/9). Nesta quinta e sexta (16 e 17/9), a cidade aplica a 1ª dose nos jovens de 12 e 13 anos com comorbidades, 3ª dose nos idosos de 85 anos ou mais, além da 2ª dose das vacinas da Pfizer e CoronaVac, conforme cartão de vacinação. 
 
Quedas nas internações UTI/COVID e  no número de mortes
 
O último boletim epidemiológico de Uberaba, registrado na noite desta quarta-feira (15/9), aponta uma ocupação de 30% das UTIs/COVID na cidade. O boletim anterior, do início da semana, trazia uma taxa de pouco mais de 40% das UTIs/COVID da cidade.

Já a taxa de enfermaria de COVID, da mesma forma que no começo da semana, continua em cerca de 20%.
 
Com relação ao número de mortes causadas pelo novo coronavírus, nos primeiros 15 dias de setembro contabilizaram 22 vítimas, ou seja, cerca de 50% menos do que o mesmo período do mês passado, quando entre os dias 1/8 e 15/8 foram registrados 40 óbitos em Uberaba.
 
Desde o início da pandemia, foram registrados na cidade 40.728 casos positivos da doença, sendo que destes, 1.300 pessoas morreram.
 
Neste momento, há 1.147 casos ativos no município.
 
Atual boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta quarta-feira (15/9)
Atual boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta quarta-feira (15/9) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
 
Uberaba suspende aplicação de 2ª dose da AstraZeneca por falta do imunizante 
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, a aplicação da 2ª dose da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca foi suspensa em Uberaba a partir de quinta-feira (16/9) por falta de imunizantes desta marca.
 
“A expectativa é que uma nova remessa chegue a Uberaba no início da próxima semana para a retomada da aplicação de 2ª dose”, diz nota.
 
Por outro lado, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/9), ocorre na cidade a vacinação dos os jovens de 12 e 13 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes com crianças até 6 meses.

Além deste público, nos dois dias citados, os idosos de 85 anos ou mais serão contemplados com a 3ª dose e também serão vacinados com a segunda dose de Pfizer e CoronaVac as pessoas, conforme os seus cartões de vacinação.
 
Ainda conforme a Secretaria Municipal da Saúde, na Funel e no Shopping Uberaba serão vacinados os adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades e que devem apresentar atestado médico e estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Nestes dois locais, os profissionais da Saúde de Uberaba também vacinam a pessoas com 85 anos ou mais com a dose de reforço e a população que vai receber a aplicação da 2ª dose da Pfizer.
 
Já a 2ª dose da CoronaVac está sendo aplicada até a próxima sexta-feira nas unidades de saúde da cidade, além de Funel e Shopping Uberaba.
 
Bares e restaurantes de Uberaba voltaram a funcionar sem restrição de horário
 
Após cerca de um ano e meio sofrendo com proibições devido à pandemia, novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Uberaba, publicado na noite da última sexta-feira (10/9), liberou o funcionamento - sem restrição de horários e dias - dos bares, restaurantes, lanchonetes, disk bebidas, praças de alimentação e similares da cidade.

Nestes locais, as mesas agora podem receber até oito pessoas (antes eram seis) e, para os estabelecimentos que oferecem a música ao vivo, não há mais obrigatoriedade da proteção acrílica em frente aos músicos, apesar de recomendada.
 
A liberação total de dias e horários do novo decreto também contempla os eventos corporativos, festivos, sociais, familiares, leilões presenciais e similares.
 
Além disso, a utilização de piscinas para fins recreativos volta a ser permitida em Uberaba. Porém, continua proibido o uso de saunas.
 
 Beber na rua continua proibido em Uberaba, assim como segue a obrigatoriedade das barreiras sanitárias nas empresas. Também permanece em vigor a obrigatoriedade de observância de uma pessoa para cada 4m² em ambientes abertos e de uma pessoa para cada 10m² em ambientes fechados.
 
 Há quase duas semanas, o penúltimo decreto de enfrentamento à doença de Uberaba, já havia liberado na cidade, além de seis pessoas por mesa, as atividades esportivas coletivas nas quadras e campos públicos e também a abertura dos clubes sociais, academias e demais estabelecimentos voltados à prática esportiva, de segunda a domingo, até as 23h; a redução do distanciamento para 1,5 metro (antes 2 metros) entre as pessoas, em mesas, bancas ou barracas das feiras livres e gastronômicas e equipamentos aeróbicos/anaeróbicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)