(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOAS EXPECTATIVAS

Uberaba registra novas reduções nas internações e casos de COVID por dia

Taxa de ocupação dos leitos UTI/COVID está perto dos 40%; dos leitos de enfermaria/COVID pouco acima de 20%


14/09/2021 12:41 - atualizado 14/09/2021 13:03

Uberaba, de cerca de 340 mil habitantes, já aplicou 336.631 doses da vacina contra a COVID-19, segundo informações do último vacinômetro, atualizado nesta segunda-feira (13/9)
Uberaba, de cerca de 340 mil habitantes, já aplicou 336.631 doses da vacina contra a COVID-19, segundo informações do último vacinômetro, atualizado nesta segunda-feira (13/9) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
As internações de pacientes com COVID-19 e os números de novos casos da doença por dia apresentaram consideráveis reduções em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no início desta semana. A taxa de ocupação da UTI/COVID, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na noite desta segunda-feira (13/9), está perto dos 40%; a da ala de enfermaria/COVID em pouco mais de 20%.
 
No último levantamento semanal da Secretária Municipal de Saúde, entre os dias 2 e 9/9, a taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID havia ficado em torno de 50% e a de enfermaria/COVID em cerca de 30%.
 
Além disso, nos dois primeiros boletins epidemiológico da semana (de domingo, 12/9 e de segunda), o número de novos casos somou cerca de 100, sendo que este era o número de casos por dia durante todo o mês passado e em parte dos primeiros dias de setembro.

Diante deste atual cenário, somado com a vacinação sendo realizada nesta quarta-feira (14/9) em jovens de 12 e 13 anos com comorbidades, a cidade vive a expectativa de melhorar ainda mais os seus números da COVID, durante os próximos dias.
 
Conforme o último boletim epidemiológico de Uberaba, de 95 leitos de UTI/COVID da cidade, 42 estão ocupados. Nesta ala na rede pública, de 52 disponíveis, há 26 pacientes e na rede privada, de 43 leitos disponibilizados, 16 estão ocupados.
 
Com relação aos leitos de enfermaria/COVID, os números estão melhores, ou seja, de 131 disponíveis na cidade, 30 estão ocupados, sendo 25 na rede pública, que conta com um total de 87; e cinco pacientes na rede privada, a qual disponibiliza 44 leitos.
 
Desde o início da pandemia foram registrados em Uberaba 40.407 casos da doença, sendo que destes 1.296 pessoas morreram.

None
Há neste momento, ainda segundo o último boletim, 1.017 casos ativos da doença na cidade.

 
Bares e restaurantes de Uberaba voltaram a funcionar sem restrição de horário
 
Após cerca de um ano e meio sofrendo com proibições devido à pandemia, novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Uberaba, publicado na noite da última sexta-feira (10/9), liberou o funcionamento - sem restrição de horários e dias - dos bares, restaurantes, lanchonetes, disk bebidas, praças de alimentação e similares da cidade; nestes locais, as mesas agora podem receber até oito pessoas (antes eram seis) e, para os estabelecimentos que oferecem a música ao vivo, não há mais obrigatoriedade da proteção acrílica em frente aos músicos, apesar de recomendada.
 
A flexibilização total de dias e horários do novo decreto também contempla os eventos corporativos, festivos, sociais, familiares, leilões presenciais e similares.

Além disso, a utilização de piscinas para fins recreativos volta a ser permitida em Uberaba, porém continua proibido o uso de saunas.
 
Beber na rua continua proibido em Uberaba, assim como não caiu a obrigatoriedade das barreiras sanitárias nas empresas. Também permanece em vigor a obrigatoriedade de observância de uma pessoa para cada 4m² em ambientes abertos e de uma pessoa para cada 10m² em ambientes fechados.
 
Há pouco mais de uma semana, o penúltimo decreto de enfrentamento à doença de Uberaba, já havia liberado na cidade, além de seis pessoas por mesa, as atividades esportivas coletivas nas quadras e campos públicos e também a abertura dos clubes sociais, academias e demais estabelecimentos voltados à prática esportiva, de segunda a domingo, até as 23h; a redução do distanciamento para 1,5 metro (antes 2 metros) entre as pessoas, em mesas, bancas ou barracas das feiras livres e gastronômicas e equipamentos aeróbicos/anaeróbicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)