(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANTONOV AN-124

Segunda maior aeronave do planeta pousa no Aeroporto de Confins

Chamado Antonov AN-124, avião cargueiro tem 69 metros de comprimento e 73 metros de envergadura e aterrissou nesta quinta em Minas Gerais


16/09/2021 10:56 - atualizado 16/09/2021 12:13

O avião transporta um equipamento de 51,5 toneladas
O avião transporta um equipamento de 51,5 toneladas (foto: Anglo American/Divulgação)
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu na manhã desta quinta-feira (16/9) a segunda maior aeronave do mundo, chamada Antonov AN-124. A operação, que saiu da Alemanha, passou por Cabo Verde e seguiu para Minas Gerais, demandou licenças especiais de transporte.

Para transporte do Antonov, foram necessárias equipes das áreas de Soluções Logísticas Integradas, Operações e também de Segurança do aeroporto, que avaliaram, junto de demais parceiros, a operacionalidade do voo com todos os processos de prevenção, uma vez que se tratava de uma aeronave gigante.

Segundo a concesionária BH Airport, que administra o aeroporto de Confins, é a primeira vez em sete anos, que essa aeronave pousa no terminal.

O equipamento transportado no Antonov foi um Munhão da mineradora Anglo American, peça que compõe o moinho de bolas. O Munão sustenta a carga de polpa, corpo moedor e o peso do próprio moinho para a movimentação do mesmo em uma das etapas do processo de redução do minério de ferro.





Após o recebimento da peça, serão usados superguindastes para içar o equipamento e efetuar a instalação na planta da mineiradora, localizada no município de Conceição do Mato Dentro, Região Central de Minas Gerais. A peça também percorrerá os muncípios de Curvelo, Datas e Serro até chegar ao seu destino.

O transporte do equipamento necessitou de licenças específicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), tendo em vista o tamanho do maquinário que tem 51,5 toneladas. Elas já foram adquiridas.

A DHL Global Forwarding foi escolhida pela divisão de agenciamento de cargas, fretes aéreo, marítimo e rodoviário do Deutsche Post DHL Group.

Já o despacho aduaneiro do equipamento ficou por conta da LT Serviços Aduaneiros, que ressalta que uma carga como essa precisa de cuidado e atenção especial. O Antonov AN-124 tem 69 metros de comprimento e 73 metros de envergadura e suporta peso máximo de 150 toneladas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)