(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTESTOS

Confira como serão esquemas de segurança e trânsito no 7 de setembro em BH

Polícia Militar, Guarda Municipal e BHTrans se preparam para movimento e eventuais tumultos nas manifestações do Dia da Independência em BH


06/09/2021 18:27 - atualizado 06/09/2021 19:22

Grades de proteção foram instaladas na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de BH
Grades de proteção foram instaladas na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de BH (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press)

A Polícia Militar, a Guarda Municipal e a BHTrans se preparam para o movimento de manifestantes no 7 de setembro em Belo Horizonte e possíveis tumultos nesse. Na véspera do feriado do Dia da Independência,  grades de proteção foram instaladas na Praça da Liberdade , Região Centro-Sul de BH.

A prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal e a BHTrans, juntamente com as demais forças de segurança, se reuniram com os organizadores de manifestações populares para fazer o alinhamento de trajetos e horários com intuito de evitar aglomerações e possíveis confrontos entre os participantes.

Além disso, a PBH garante que os guardas municipais estarão empenhados em auxiliar os agentes de trânsito na garantia da fluidez das vias públicas e no monitoramento de estações do Move, atuando também no patrulhamento preventivo das praças, parques e nas imediações de unidades de saúde, de educação e de demais instalações da prefeitura.
“Tais ações serão otimizadas com o monitoramento de imagens captadas pelo Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que com suas 2.595 câmeras espalhadas pela cidade, possibilitam a identificação e prisão em flagrante de autores de delitos, bem como o encaminhamento dos envolvidos às Centrais de Flagrantes (Ceflans) da Polícia Civil, para as devidas providências”, informou a PBH, em nota.

Trânsito e transporte no 7 de setembro em BH

A BHTrans vai realizar desvios operacionais do trânsito e do transporte coletivo de acordo com os fechamentos que forem realizados. “Os empregados da BHTrans estarão empenhados em monitorar o trânsito e o transporte coletivo nas áreas das manifestações”, informou a empresa.

Vale lembrar que nesta terça (7/9)os ônibus do transporte coletivo vão circular com quadro de horários de domingos e feriados. Os usuários podem consultar os quadros de horários das linhas municipais no  Portal da Prefeitura  e também pelo aplicativo SIU MOBILE.

Segurança dos manifestantes

A PM promete atuar com estrutura semelhante à de carnaval e eleição , quando até 90% do efetivo vai para as ruas. O esquema de segurança foi montado para evitar que os contrários se encontrem.

"Todas as unidades do estado. Estamos trabalhando para esse evento com estrutura semelhante a de carnaval e eleição, ou seja, praticamente de 80% a 90% do efetivo operacional da Polícia Militar, em torno de 36,35 mil homens empregados no 7 de Setembro nos diversos turnos do dia", afirmou nesta sexta-feira o coronel Eduardo Felisberto Alves, chefe do Estado Maior da PM de Minas Gerais.

Além disso, o coronel informou que haverá, excepcionalmente no 7 de setembro, uma sala de crise na Cidade Administrativa com a presença de órgãos de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e “outros órgãos de controle externo”, disse.

Trajetos dos protestos do 7 de setembro em BH

Os protestos do Dia da Independência, que estavam marcados para o mesmo lugar e horário, tiveram trajetos e pontos de encontro alterados para evitar tumulto. 


Atos a favor do presidente Bolsonaro
  • A manifestação com bolsonaristas terá início com uma carreata, cuja concentração está marcada para as 9h, no entorno do Estádio Mineirão, na Pampulha.
  • Às 10h, os veículos começarão a se movimentar por vias como as avenidas Carlos Luz e Pedro II, além do Elevado Dona Helena Greco e a Avenida Bias Fortes.
  • O destino é a Praça da Liberdade.

Atos contra o presidente Bolsonaro
  • O tradicional Grito dos Excluídos, composto por opositores a Bolsonaro, tem concentração marcada para as 10h na Praça Afonso Arinos, no Centro de BH.
  • Os manifestantes descerão pela Álvares Cabral e Afonso Pena, até a Praça Sete.
  • O ato terminará na Praça da Estação.

Caravanas para ver o presidente

Comprometidos, eles não desistem do apoio ao presidente nem mesmo ante a crescente rejeição vista nas pesquisas de opinião. E, para o 7 de Setembro, o chefe do governo federal  já estimou a participação de 2 milhões de pessoas no ato  marcado para a Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Para atender o chamado do presidente,  bolsonaristas mineiros organizaram caravanas  para assistir o discurso ao vivo. Na noite desta segunda-feira (6/9) saem pelo menos nove ônibus da Praça da Estação, no Centro de BH, com destino à Paulista. Um deles tem previsão de saída às 21h e os outros devem partir à meia-noite.

Dois desses ônibus foram lotados com apoiadores do deputado estadual Bruno Engler (PRTB) – convocado pelo presidente para participar do comboio em São Paulo. Um dos organizadores da caravana é Wili dos Santos, de 31 anos, coordenador do grupo Direita Minas em Santa Luzia, na Região Metropolitana. Para custear o deslocamento, os 100 interessados tiveram de desembolsar R$ 138, fora as despesas com alimentação, custeadas individualmente ao longo da jornada.

“Do nosso movimento, nós vamos em dois ônibus que conseguimos encher, então serão 50 pessoas em cada. Vamos chegar lá amanhã, esperar nos arredores da Paulista e depois da fala do presidente a gente volta”, informou Wili, que confirmou a presença do deputado mineiro na caravana. “O Jair Bolsonaro convocou o Bruno Engler para participar do ato na comitiva do presidente. Para chegar em São Paulo, ele (Bruno) vai com o povo no ônibus porque ele gosta sempre de viajar com a militância”, reforçou.

Além das caravanas organizadas pelos movimentos bolsonaristas, Wili conta que outros apoiadores foram por conta própria. “Tenho informação de pessoas que já saíram com suas famílias em seus carros”, acrescentou.

(Com colaboração de Ana Mendonça, Guilherme Peixoto e Matheus Adler)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)