(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANIFESTAÇÕES

Veja onde serão as manifestações pró e contra Bolsonaro em BH no 7/9

Confira pontos de concentração, trajetos e locais dos atos contra e a favor do presidente Bolsonaro neste Dia da Independência


06/09/2021 16:51 - atualizado 06/09/2021 16:56

Praça da Liberdade e Praça da Estação serão os destinos dos manifestantes neste 7 de setembro em BH
Praça da Liberdade e Praça da Estação serão os destinos dos manifestantes neste 7 de setembro em BH (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press )

Protestos do Dia da Independência em Belo Horizonte tiveram trajetos e pontos de encontro alterados para evitar tumulto . As manifestações do 7 de setembro em BH ocorrerão na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital mineira, e na Praça da Estação, no Hipercentro. Confira os locais de concentração, trajeto e pontos de encontro dos atos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro.

Na semana passada, lideranças de movimentos de direita e de esquerda se reuniram com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e, juntos, definiram diretrizes para a realização das manifestações.  A PM, por exemplo, promete atuar com estrutura semelhante à de carnaval e eleição , quando até 90% do efetivo vai para as ruas.

Atos a favor do presidente Bolsonaro

  • A manifestação com bolsonaristas terá início com uma carreata, cuja concentração está marcada para as 9h, no entorno do Estádio Mineirão, na Pampulha.
  • Às 10h, os veículos começarão a se movimentar por vias como as avenidas Carlos Luz e Pedro II, além do Elevado Dona Helena Greco e a Avenida Bias Fortes.
  • O destino é a Praça da Liberdade.

Atos contra o presidente Bolsonaro

  • O tradicional Grito dos Excluídos, composto por opositores a Bolsonaro, tem concentração marcada para as 10h na Praça Afonso Arinos, no Centro de BH.
  • Os manifestantes descerão pela Álvares Cabral e Afonso Pena, até a Praça Sete.
  • O ato terminará na Praça da Estação.

Mudanças para evitar encontro

Os movimentos de esquerda e de direita em Belo Horizonte tiveram algumas mudanças do que havia sido planejado inicialmente por questões de segurança. Tudo chancelado pelas respectivas lideranças e pela PM.

O "Grito dos Excluídos", por exemplo, estava previsto para se concentrar, anteriormente, na  Praça da Liberdade, mesmo local onde os bolsonaristas vão se reunir na manhã dessa terça . No entanto, o movimento contrário a Bolsonaro acabou sendo transferido para a Praça Afonso Arinos.

Já a carreata que sairá do Mineirão para a Praça da Liberdade com bolsonaristas teve o trajeto modificado. Antes, os veículos passariam pela Avenida Antônio Carlos e Afonso Pena, por exemplo. Na reunião com a PM, ficou acordado que o caminho a ser percorrido teria como principal via a Carlos Luz, além das demais citadas anteriormente na matéria.

Cavalgada foi vetada pela PM

Outra mudança que diz respeito à passeata bolsonarista é em relação aos cavalos. Pessoas montadas nos animais também participariam do movimento de apoio ao presidente, para homenagear o cantor Sérgio Reis, investigado por incitar manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF), após vídeos e áudios viralizarem nas redes sociais. O movimento, no entanto, acabou sendo vetado por questão de segurança.



"A ideia aqui é garantir o direito à livre manifestação de todos, de qualquer ideologia política, de qualquer questão partidária. Todos terão a segurança por parte da Polícia Militar, todos serão acompanhados nestes deslocamentos e terão seu direito constitucional à livre manifestação garantido, sem que haja qualquer tipo de agressão por parte de A ou B", disse o coronel Eduardo Felisberto Alves, chefe do Estado Maior da PM.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)