(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATENÇÃO, MORADORES!

Defesa Civil fará treinamento de emergência em barragem de Barão de Cocais

Simulação será realizada no período da manhã deste sábado (28/8)


27/08/2021 11:20 - atualizado 27/08/2021 12:06

Sirene de alerta para aviso de emergências das barragens
Sirene de alerta para aviso de emergências das barragens (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Defesa Civil realizará na manhã deste sábado (28/8), a partir das 10h, um treinamento de emergência da Zona de Auto Salvamento (ZAS) e Zona de Segurança Secundária (ZSS) nas barragens Norte/Laranjeiras e Torto, da Mina Brucutu, localizadas em Barão de Cocais em Minas Gerais. A ação será feita em parceria entre as Defesas Civis estadual e municipais, juntamente com a Vale.
 
De acordo com nota emitida pela Vale, cerca de 380 pessoas devem participar da atividade preventiva. No horário do treinamento, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes. Entretanto, para evitar sobressaltos na população, antes será emitida uma mensagem informando que se trata apenas de um simulado.
 
Com o toque das sirenes, os moradores deverão seguir as rotas "de fuga" e se dirigirem aos pontos de encontro localizados em área considerada segura.
 
Durante a execução das atividades haverá interdição temporária do trânsito de veículos na BR-381, no Km 395 e Km 392 (trevo de Barão de Cocais); na MG-436, no Km 4; na MG-436, no Km 6; e na estrada de acesso ao Una – São Gonçalo do Rio Abaixo.
 
Ainda segundo a nota, o objetivo do treinamento é orientar a população sobre como proceder em casos de emergência. O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente. 
 
A empresa reforça  que serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da COVID-19, seguindo as orientações das autoridades de saúde, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.
 
A barragem Torto está em fase de implantação. A Norte/Laranjeiras permanece em nível 2 de emergência e está inativa desde dezembro de 2019, com a Zona de Auto Salvamento preventiva e parcialmente evacuada.
 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)