(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REJEITOS

Sirene de rompimento de barragem é acionada; empresa alega problema técnico

Acionamento acidental de alerta da Yara Brasil, empresa de fertilizantes, ocorreu em Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza, no Alto Paranaíba


17/08/2021 17:51 - atualizado 17/08/2021 23:22

Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre da multinacional norueguesa Yara, responsável por retirar a rocha fosfática do solo (Fosfato) - Barragem Sabão I(foto: Yara/Divulgação )
Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre da multinacional norueguesa Yara, responsável por retirar a rocha fosfática do solo (Fosfato) - Barragem Sabão I (foto: Yara/Divulgação )
As sirenes de emergência de barragens da empresa Yara Brasil acionaram nesta terça-feira (17/8) e assustaram moradores dos municípios de Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza, no Alto Paranaíba.

A empresa de fertilizantes informou que houve um problema técnico em uma das sirenes de emergência que fez com que as demais fossem acionadas automaticamente. “Os técnicos da empresa estão atuando nessa questão”, informou a Yara.

No local funciona o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS), que é composto por três barragens: duas de água e uma de rejeitos, e atua na extração e beneficiamento de rocha fosfática para a produção de fertilizantes.

A empresa ressaltou que a população pode se manter em suas casas. “Não há situação de emergência na Zona de Autossalvamento das Barragens e nos municípios de Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza. A empresa informa que não há qualquer alteração nas barragens e reitera que os monitoramentos e controles continuam sendo realizados 24 horas por dia”, defendeu.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi constatado que a conexão instalada no computador responsável pelo acionamento automático foi projetada de forma que necessita de uma rede contínua de energia e que, em caso de interrupção, o sistema automaticamente interpreta que há necessidade de acionamento das sirenes.
 
A corporação informou ainda que o componente que faz essa conexão estava com mau contato, sendo que com um leve toque provocou a interrupção do fornecimento de energia e com isso o acionamento das sirenes. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)