(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas A 2.146 KM DE DISTÂNCIA

Homem do Pará, que estava desaparecido havia 3 anos, é encontrado em Minas

Marcos dos Santos Barros morava em Redenção, no Pará, e foi encontrado 3 anos depois no interior de Minas, em Caratinga - família desconfia que ele chegou a pé


18/08/2021 14:44 - atualizado 18/08/2021 15:13

Marcos estava cabeludo e barbudo e agora, pronto para voltar pra casa, recebeu um novo visual
Marcos estava cabeludo e barbudo e agora, pronto para voltar pra casa, recebeu um novo visual (foto: Polícia Civil/Divulgação)
Uma história com um final feliz levou uma família da cidade de Redenção , no Pará , às lágrimas. Pais, irmãos e demais parentes de Marcos dos Santos Barros, 32 anos, que estava desaparecido havia três anos, comemoraram muito ao saber que ele havia sido encontrado a mais de 2 mil quilômetros de distância, em São João do Jacutinga, zona rural de Caratinga , no Vale do Rio Doce mineiro.

A mãe de Marcos entrou em êxtase ao receber a notícia por meio de uma ligação da Polícia Civil de Caratinga. “Minha mãe chorava e gritava, mas eu fiquei com os pés no chão, porque durante três anos a gente recebia muitas notícias falsas, enviadas por pessoas que afirmavam ter encontrado o meu irmão", afirma Flávia dos Santos Barros, irmã de Marcos.

"Mas, depois, eu soube que a notícia vinda de Minas era verdadeira, que ele havia sido encontrado ”, complementa.

Mais de 2 mil km a pé?


Não se sabe ao certo como Marcos veio parar em Minas. Ele estava desaparecido da casa no Pará desde 2018 e chegou a São João do Jacutinga, em 25 de julho de 2021, provavelmente a pé.

Um indicativo para essa hipótese, segundo Flávia, é o fato de Marcos sempre ter andado longas distâncias a pé, como ir da casa de sua mãe até a casa de uma irmã, andando normalmente, num percurso de 200 quilômetros. 
 
Flávia, a irmã de Marcos que veio a Caratinga para levar o irmão de volta pra casa, disse que a sua família jamais imaginou que ele estivesse tão longe, a 2.146 quilômetros de distância de sua casa. Este foi o segundo sumiço dele, que tempos atrás ficou 20 dias desaparecido. Desta vez, foram longos três anos. 
 

Notícia proporciona reencontro 


Como tem diagnóstico de esquizofrenia , durante sua permanência em São João do Jacutinga, Marcos teve um curto episódio de consciência e conseguiu falar seu nome e a cidade em que residia.

Sabendo o nome e a cidade, pessoas da comunidade buscaram no Google se havia notícias sobre o homem misterioso, e encontraram uma notícia de 2019, contando o desespero da família de Marcos com o seu desaparecimento.

Como sua presença no distrito intrigava os moradores, eles informaram o que estava acontecendo a um investigador da Polícia Civil, que mora neste distrito. O policial levou o caso à Delegacia de Polícia Civil de Caratinga.

A partir daí, a investigação entrou em ação: localizou a família e intermediou o encontro de Flávia e Marcos. O delegado Ivan Sales disse que esse é o papel da Polícia Civil em relação às demandas da sociedade, como nos casos de desaparecimento, que segundo ele, sempre devem ser comunicados à autoridade policial.
 
O delegado Ivan Sales fez contato com Flávia, a irmã de Marcos, e deu fim ao drama familiar
O delegado Ivan Sales fez contato com Flávia, a irmã de Marcos, e deu fim ao drama familiar (foto: Polícia Civil/Divulgação)
 

O acolhimento dado a Marcos pelos profissionais do posto de saúde de São João do Jacutinga fez a diferença e deu início à identificação do homem. O secretário municipal de saúde de Caratinga, Erick Gonçalves, disse que os profissionais de saúde e toda a comunidade do distrito tiveram uma atitude louvável ao acolher Marcos, além de levar o caso à polícia.
 
Agora, a Prefeitura de Caratinga vai viabilizar o retorno de Marcos, junto com sua irmã, para Redenção, no Pará, onde ele receberá o abraço da mãe, ainda incrédula, e dos familiares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)