(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍCIA

Após tentativa de feminicídio, homem se mata em Ribeirão das Neves

Djalma de Souza, de 47 anos, tentou matar a ex-esposa na noite dessa terça-feira (10/8) e em seguida se matou


11/08/2021 07:54 - atualizado 11/08/2021 10:23

(foto: Polícia Civil de Minas Gerais/Divulgação)
Um homem, de 47 anos, cometeu suicídio após tentativa de feminicídio contra a ex-esposa em Ribeirão das Neves , na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nessa terça-feira (10/8). A vítima, uma mulher, de 37 anos, foi baleada por 14 disparos de arma de fogo. Ela havia registrado vários boletins de ocorrência contra o ex-marido por ameaças de morte, mas não tinha medida protetiva contra o autor.

De acordo com o boletim de ocorrência, registrado ontem às 21h14, Djalma de Souza teria ido até a casa da ex-mulher de manhã e derrubou o portão usando o veículo. Após invadir o imóvel, ele voltou a ameaçar a vítima com um facão e danificou vários pertences dela, mas foi embora por não ter conseguido entrar na casa.

Já à noite, ele voltou na casa com uma arma de fogo e invadiu a casa, arrombando a porta da sala. Logo em seguida, efetuou vários disparos de arma de fogo contra a vítima e se escondeu dentro do quarto. Depois ele saiu para a garagem da casa e efetuou um disparo na boca, vindo a óbito.

Após instantes, a vítima saiu de dentro da casa e pediu socorro aos vizinhos, que a levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Justinópolis. O médico informou que a mulher sofreu 14 disparos na região da perna e da lombar.

No local, os militares depararam com um homem caído em uma poça de sangue sem sinais vitais e segurava uma arma na mão direita, além de várias marcas de sangue por toda casa com pegadas. 

De acordo com a vítima, ela havia feito diversos registros policiais contra o autor das constantes ameaças de morte dele contra ela, sendo que estariam separados atualmente. Em determinada data, ele teria obrigado ela a ir na delegacia para retirar as queixas contra ele, mas ela não fez.
 
Toda situação foi presenciada pela filha da vítima, que é testemunha. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão de Ribeirão das Neves.

O que é feminicídio?

Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.

Entretanto, o feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.

O que diz a Lei do Feminicídio?

Art. 121, parágrafo 2º, inciso VI
"Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
I - violência doméstica e familiar;
II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher."

Qual a pena por feminicídio?

Segundo a 13.104, de 2015, "a pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto; contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; na presença de descendente ou de ascendente da vítima."

Como denunciar violência contra mulheres?

  • Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
  • Em casos de emergência, ligue 190.

Leia mais:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)