(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACIP

Feriado em Passos nesta sexta (6) será com comércio funcionando normalmente

Para minimizar os impactos de perdas com a pandemia, lojas abrem normalmente nesta sexta-feira (6/8), dia do Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro da cidade


05/08/2021 16:43 - atualizado 05/08/2021 17:00

Rua Presidente Antônio Carlos, no centro de Passos, essencialmente comercial, espera um grande público nas compras do Dia dos Pais(foto: Jésus Luiz/ACIP)
Rua Presidente Antônio Carlos, no centro de Passos, essencialmente comercial, espera um grande público nas compras do Dia dos Pais (foto: Jésus Luiz/ACIP)
Na tentativa de repor as perdas com os efeitos do fechamento de lojas durante a pandemia do coronavírus, o setor comercial de Passos, no Sudoeste Mineiro, ficará com as suas portas abertas nesta sexta-feira, 6 de agosto, feriado municipal em comemoração ao Dia do Padroeiro, Senhor Bom Jesus dos Passos.

No sábado (7), véspera do Dia dos Pais, o comércio também funcionará em horário especial: até 17h.
 
Assim como ocorreu no último aniversário de Passos, dia 14 de maio, o acordo assinado ainda naquele mês entre os representantes do Comércio Varejistas de Passos (SindPass) e o Sindicato dos Empregados de Passos e Região (Sindcom) autoriza o funcionamento do comércio no dia do padroeiro. Bares, lojas, supermercados e restaurantes estarão abertos normalmente.
 
A iniciativa foi uma solicitação de muitos comerciantes, e sempre defendida pela Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP), que ficaram vários dias parados por conta das medidas restritivas impostas pelo governo em razão das ações de combate à COVID-19 – neste ano, o comércio de Passos considerado "não essencial"  ficou fechado, por força de decretos municipais, de 20 a 28 de janeiro e também dos dias 17 março a 11 de abril.
 
“Aos poucos, apesar das dificuldades que ainda enfrentamos, a gente vem conseguindo retomar nossa economia. Temos muito que agradecer ao Senhor Bom Jesus dos Passos por ainda termos forças de continuarmos trabalhando e gerando empregos na nossa cidade. Sorte que, infelizmente, muitos não tiveram. Muitas pessoas perderam seus empregos nessa pandemia e vários comerciantes não suportaram e tiveram de fechar suas portas. Então, temos de agradecer, sim, cada um com sua religião é claro, mas um feriado nessa época, sem poder realizar nenhum evento oficial, só serviria mesmo para promover ainda mais aglomerações e aumentar os riscos de contágio. Foi uma decisão muito sábia e acertada pelos presidentes dos dois sindicatos”, disse Renato Mohallem Santiago, presidente da ACIP.
 

Importância do comércio de Passos

Passos é considerada uma cidade importante no setor comercial da indústria têxtil do Sudoeste Mineiro e atrai compradores das cidades que ficam no entorno, diariamente.

Apenas na tradicional Avenida da Moda, conhecida no interior paulista, em toda a região e no estado, são mais de 140 lojas. A cidade tem ainda vários pontos comerciais importantes, como a Rua Goiás, (Santa Luzia) e avenidas João Teixeira Mendes (Jardim Itália) e Poços de Caldas (Penha), além das já tradicionais Rua Presidente Antonio Carlos e Avenida dos Expedicionários, no centro da cidade.

De acordo com o presidente do Sindcom, David de Oliveira, o comércio de Passos emprega  6 mil pessoas. É a segunda fonte geradora de emprego e renda – perdendo somente para o setor agropecuário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)