(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VEJA COMO PROCEDER

Perdi a vacinação da minha idade em BH - e agora, o que fazer?

Quem perdeu a primeira dose pode procurar um posto indicado no site da PBH. Já a segunda dose da vacinação contra Covid-19 ficará disponível por uma semana


30/07/2021 15:44 - atualizado 30/07/2021 17:42

Os endereços específicos para cada público podem ser verificados no site da PBH (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Os endereços específicos para cada público podem ser verificados no site da PBH (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Após meses de expectativa, a vacinação contra a COVID-19 em Belo Horizonte avança para a reta final da imunização inicial da população adulta. Com o aumento do público contemplado, cresce uma dúvida: se, por algum motivo, eu faltar à data prevista para minha faixa etária, o que fazer?

 

Depende! O procedimento para quem perdeu a primeira dose é diferente daquele para quem faltou à vacinação complementar, esclarece a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

 

Impedimentos

 

Antes de detalhar o que fazer se perder a vacinação da idade, confira - ou relembre - quais são os impedimentos para tomar a vacina contra COVID (se você se encaixar em um dos casos, terá de faltar ao dia previsto para sua faixa etária):  

 

  • Se você tomou vacina contra gripe, deve esperar um intervalo de pelo menos 14 dias 
  • Se você apresentou sintomas de gripe, foi considerado caso suspeito ou até mesmo confirmado de COVID, deve esperar 30 dias a contar do 1º dia de sintomas ou 1º de PCR positivo

Perdi a 1ª dose - o que fazer?

Vamos aos detalhes então! A PBH atualiza diariamente os dados sobre os postos de vacinação disponíveis para aplicar o imunizante - e qual público será contemplado. Essas informações são conferidas AQUI.
 

 

Logo após o tópico "Cronograma", descendo a página da prefeitura, aparecem "Repescagem para segunda dose da vacina contra a COVID-19" e "Saiba onde se vacinar - por idade". 

 

Se você perdeu a primeira dose, não se preocupe. Basta achar sua idade no tópico "Saiba onde se vacinar por idade", clicar e conferir qual posto deve ir. A PBH normalmente reserva pelo menos um posto por regional para os faltantes.

 

Confira um exemplo para quem tem 36 anos:

 

Se a pessoa com 36 anos, por exemplo, perdeu a 1ª dose, deve clicar na faixa etária e, em seguida, em
Se a pessoa com 36 anos, por exemplo, perdeu a 1ª dose, deve clicar na faixa etária e, em seguida, em "Consultar locais de vacinação - 1ª dose", destacado acima pelo círculo vermelho (foto: Reprodução/PBH)
 

 

Perdi a 2ª dose - o que fazer?

 

Até uma semana após a data determinada pela PBH, o procedimento deverá ser o mesmo de quem faltou à primeira dose. Só que, em vez de clicar na faixa etária, deve selecionar qual foi o imunizante tomado na primeira aplicação em "Repescagem para segunda dose da vacina contra a COVID-19".

 

E aí é só conferir em quais horários e endereços pode comparecer para tomar a dose complementar.

 

Esse é exatamente o procedimento para quem se ausentou pelos impedimentos listados acima (tomou vacina em um período menor do que 14 dias ou estava com COVID). E, desde que apresente a justificativa, pode se deslocar ao posto mesmo que já tenha passado mais de uma semana da data marcada pela PBH.

 

Quem faltou à segunda dose, tem uma semana (ou deve apresentar justificativa) para ir a um dos postos previstos nesse link - basta selecionar qual é o imunizante(foto: Reprodução/PBH)
Quem faltou à segunda dose, tem uma semana (ou deve apresentar justificativa) para ir a um dos postos previstos nesse link - basta selecionar qual é o imunizante (foto: Reprodução/PBH)
 

 

Qual justificativa é aceita?

 

Se você não pôde comparecer à data determinada pela prefeitura porque tomou a vacina de gripe em um intervalo inferior a 14 dias, basta apresentar no próprio posto o cartão de vacinação comprovando a aplicação.

 

Se estava com COVID-19 ou sintomas da doença, deve apresentar um atestado médico.

 

E se não tiver essas justificativas?

 

Se não tiver essas justificativas e já tiver passado mais de uma semana da data determinada pela PBH, aí o processo pode ser demorado. "Caso não apresente esta justificativa, para completar o esquema vacinal terá que aguardar nova remessa da vacina e ainda convocação da prefeitura", informa a administração municipal.

 

É o que algumas prefeituras têm chamado de "ir para o fim da fila". Portanto, se você, por exemplo, simplesmente se esqueceu da data determinada pela PBH, deve aguardar uma nova convocação da prefeitura pela mesma página: AQUI.  

 

'Não podemos ficar com vacinas ociosas' 

 

Na última terça-feira (27/7), o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado justificou por qual motivo quem se ausentar à segunda dose sem justificativa terá de esperar.

 

E alertou: "quem não tomar no dia que está marcado, tem chance de ficar mais tempo na fila esperando".


De acordo com o secretário de Saúde, mais de 30 mil pessoas não tomaram a segunda dose em Belo Horizonte. "Não é muito, mas é o suficiente para ter uma faixa etária a mais (a ser vacinada). Não podemos ficar com essas vacinas ociosas sabendo que tem pessoas que precisam ser vacinadas", disse.

A PBH informou na última terça que são cerca de 26 mil pessoas, entre trabalhadores da saúde e idosos, que por algum motivo ainda não tomaram a segunda dose da vacina CoronaVac.

Com relação ao imunizante AstraZeneca, cerca de 8 mil pessoas não compareceram às unidades para receber a segunda dose. Ao todo, são 34 mil pessoas. 

 

Vacinação em BH

Belo Horizonte chegou à marca de 1.391.716 vacinados contra a COVID-19 com a primeira dose nesta quinta (19/07). Outras 586.850 pessoas receberam a segunda. Portanto, a capital mineira vacinou 63,2% do seu público-alvo com a primeira injeção.

Por outro lado, 28,1% desse mesmo contingente completou o esquema vacinal. Em relação ao boletim anterior, a prefeitura contabilizou mais 16.068 aplicações de vacinas em BH: 8.321 de primeira etapa e 7.747 de segunda.

A cidade recebeu 2.620.587 vacinas até aqui. A PBH não informa mais quantas doses recebeu de cada fórmula.

(Com informações de Déborah Lima, Guilherme Peixoto e Gabriel Ronan)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)