UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Frio intenso volta a Minas na próxima quinta-feira

Segundo o Inmet, uma nova frente fria promete derrubar os termômetros, causando temperaturas negativas e geadas no Sul do estado


26/07/2021 10:27 - atualizado 26/07/2021 14:45

Miníma registrada em Minas Gerias nesta segunda-feira (26/7) foi de 1,4 ºC, em Caldas(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Miníma registrada em Minas Gerias nesta segunda-feira (26/7) foi de 1,4 ºC, em Caldas (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
As temperaturas terão uma pequena elevação a partir desta segunda-feira (26/7) em Minas Gerais, mas o frio volta com tudo no meio da semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que chega no Brasil promete derrubar os termômetros, causando temperaturas negativas e geadas no Sul do estado. 
 
Os dias com o clima mais ameno duram apenas até a quarta-feira (28/7). A partir de quinta-feira (29/7), a previsão é de temperaturas negativas, com -2°C na Região Sul de Minas.

O mesmo deve acontecer nas capitais do Sul e Sudeste do país. Em São Paulo, por exemplo, a mínima prevista é entre -2°C. Na Serra da Mantiqueira, os termômetros podem marcar -3ºC. 

"Nessa época do ano é normal ter a formação de geadas mesmo sem a atuação de uma massa fria. Isso porque a atmosfera está muito seca, e, à noite, com predomínio de céu claro, então, a perda radioativa faz com que a gente tenha temperaturas muito baixas durante a madrugada. Junta a baixa umidade, céu claro e vento fraco favorece a formação dessas geadas. Nesta semana é devido a essa perda radiativa do predomínio do céu claro”, disse a meteorologista Anette Fernandes. 
 
Enquanto a massa de ar polar ainda não chega, o tempo permanece estável nesta segunda-feira (26/7) em todas as regiões de Minas Gerais devido à atuação de uma grande massa de ar seco. De acordo com o Inmet, o dia é de céu claro a parcialmente nublado com umidade abaixo de 30%.
 
A máxima registrada foi de 32ºC, no extremo Norte do estado. Já em Monte Verde, Caldas e Maria da Fé, no Sul, o dia amanheceu com geadas. A região obteve a menor temperatura desta segunda, com 1,4 ºC. 
 
Em Belo Horizonte, a menor temperatura foi registrada na Estação Meteorológica do Cercadinho, com 10,8°C enquanto a máxima deve chegar aos 25°C até o fim do dia. A previsão é que na quinta-feira (29/7) as mínimas caiam para 9ºC e as máximas se aproximem de 22ºC.
 
Confira as estimativas de temperatura mais audaciosas feitas pela Climatempo, dos menores valores que poderão ocorrer em diversas capitais, entre 27 e 31 de julho de 2021, período de atuação desta nova e forte massa de ar frio.

  • Belo Horizonte: entre 9°C e 11°C
  • Porto Alegre: entre 2°C e 4°C 
  • Florianópolis: entre 4°C e 6°C
  • Curitiba: -2°C a 0°C 
  • São Paulo: entre 3°C e 5°C 
  • Rio de Janeiro: entre 8°C e 10°C
  • Vitória: entre 12°C e 14°C
  • Campo Grande: entre 4°C e 6°C
  • Cuiabá: entre 9°C e 11°C
  • Goiânia: entre 10°C e 12°C
  • Brasília: entre 9°C e 11°C
  • Porto Velho: entre 12°C e 14°C
  • Rio Branco: entre 11°C e 13°C 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade