(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSPENSAS POR PRECAUÇÃO

UTI/COVID de Uberaba fica em 63% e cirurgias eletivas não são liberadas

Segundo a prefeitura, este índice, que será divulgado toda quinta-feira, deve ficar abaixo dos 60% para que esse tipo de cirurgia seja realizada


15/07/2021 19:57 - atualizado 15/07/2021 20:25

Cirurgias eletivas em Uberaba foram suspensas após índice de ocupação de UTI/COVID superar 60%(foto: IMAGEM ILUSTRATIVA - Silas Camargo Silão/Pixabay)
Cirurgias eletivas em Uberaba foram suspensas após índice de ocupação de UTI/COVID superar 60% (foto: IMAGEM ILUSTRATIVA - Silas Camargo Silão/Pixabay)
As cirurgias eletivas previstas para a próxima semana em Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão suspensas. A medida foi anunciada na noite desta quinta-feira (15/7) após índice de ocupação de leitos de UTI reservados para pacientes com COVID-19 superar os 60%, na média da última semana.
 
“Sempre levaremos em consideração um período de sete dias para medir este índice, sendo que toda quinta-feira, no final da tarde, vamos divulgar este índice. Se ele estiver abaixo dos 60%, as cirurgias eletivas da semana seguinte estarão autorizadas. Mas se o índice estiver acima de 60%, não terá cirurgia eletiva na semana seguinte", explicou o secretário de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo Neto.
 
"A gente tem que resguardar os leitos para um possível aumento de taxa de ocupação de leitos COVID”, complementou o titular da Pasta. Atualmente, Uberaba tem 103 leitos de UTI reservados para o atendimento de COVID. A média atual de ocupação é de 63% - ou 65 dos 103 postos ocupados.
 
De acordo com o coordenador do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde de Uberaba, Iralio Ferreira Fedrigo, a retomada das cirurgias eletivas acontecerá com toda a cautela necessária.
 
“Ainda estamos vivendo uma pandemia, o que exige todo o cuidado com os pacientes. Nós também sabemos que algumas situações consideradas eletivas há um ano, hoje se tornaram urgências e estão pressionando a rede hospitalar em nossa cidade”, declarou.
 
Nas últimas 24 horas em Uberaba, segundo o último boletim epidemiológico, foram registrados 86 novos casos e uma morte causada pela COVID-19. O óbito foi de uma mulher de 57 anos.
 
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados na cidade 34.905 casos positivos, sendo que 1.170 pessoas morreram e 31.404 se recuperaram. 
 

Outros critérios 


A Secretaria Municipal de Saúde explicou ainda que não será levado em consideração apenas o índice de ocupação de UTI/COVID. Confira todos os critérios:

  • no máximo 20% dos leitos cirúrgicos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do estabelecimento poderão ser utilizados simultaneamente para realização de cirurgias eletivas

  • somente poderão ser realizadas, na rede pública e privada, cirurgias cuja média de permanência não ultrapasse 2 dias de internação*

  • o paciente deve apresentar o teste de COVID no máximo em 72 horas antes da data de internação, devendo permanecer em isolamento desde a coleta do exame até a internação

* Para fins de padronização e controle do tempo médio de permanência, será considerada a tabela SIGTAP  
 
Da esquerda para a direita: o coordenador do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde de Uberaba, Iralio Ferreira Fedrigo; a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes; o secretário Municipal de Saúde, Sétimo Boscolo; a secretária adjunta, Valdilene Rocha Costa Alves; o superintendente do Hospital Regional José Alencar, Murilo Antônio Rocha e o diretor administrativo do HR, Frederico Guilherme Ramo(foto: Renato Manfrim)
Da esquerda para a direita: o coordenador do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde de Uberaba, Iralio Ferreira Fedrigo; a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes; o secretário Municipal de Saúde, Sétimo Boscolo; a secretária adjunta, Valdilene Rocha Costa Alves; o superintendente do Hospital Regional José Alencar, Murilo Antônio Rocha e o diretor administrativo do HR, Frederico Guilherme Ramo (foto: Renato Manfrim)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)