UAI
Publicidade

Estado de Minas ASSÉDIO SEXUAL

PBH vai conscientizar sobre importunação sexual no transporte público; veja

Objetivo é coibir esse tipo de crime e incentivar denúncias das vítimas, além de informar sobre o botão do assédio


08/07/2021 22:40 - atualizado 08/07/2021 22:40

Campanha educativa contra o assédio sexual nos ônibus vai acontecer na Estação Pampulha, em BH(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 1º/07/2019)
Campanha educativa contra o assédio sexual nos ônibus vai acontecer na Estação Pampulha, em BH (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 1º/07/2019)
Quem passar pela Estação Pampulha do sistema Move nesta sexta (9/7), na Avenida Dom Pedro I, vai se deparar com ação da Guarda Municipal contra a importunação sexual no transporte público.

 

De acordo com a Guarda, a agenda acontece das 6h30 às 9h, horário de pico do transporte público durante a manhã. Os agentes vão distribuir cartilhas educativas que explicam as formas de configuração do crime e como denunciar.

 

Desde a criação do grupo de combate ao crime na PBH, em setembro de 2018, 230 campanhas como essa já foram feitas. Os esforços resultaram no registro de 71 ocorrências do tipo no transporte público.

 

Uma das ações do grupo foi a criação do botão do assédio, no qual o motorista do ônibus envia sua localização à central da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Depois, a BHTrans aciona a Guarda Municipal para interceptar o veículo e prender o suspeito.

 

Esse processo tem ocorrido, em média, em 10 minutos, segundo dados da própria prefeitura.

 

Desde novembro de 2018, o equipamento funcionou 50 vezes – uma média de dois acionamentos a cada três meses aproximadamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade