(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM BELO HORIZONTE

Fiscalização fecha seis postos de combustíveis de BH por irregularidades

No total, foram aferidas 204 bombas de abastecimento em BH. Em algumas delas, o consumidor recebia menos combustível do que o montante registrado


08/07/2021 18:01 - atualizado 09/07/2021 08:39

Operação é nacional e, em somente em dois dias, 81 postos foram fiscalizados(foto: Dirceu Aurélio/Ascom/Sejusp)
Operação é nacional e, em somente em dois dias, 81 postos foram fiscalizados (foto: Dirceu Aurélio/Ascom/Sejusp)

Seis postos de combustíveis em Belo Horizonte, pertencentes a um mesmo dono, foram interditados totalmente pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O fechamento faz parte da Operação Petróleo Real, fiscalização nacional, iniciada na terça-feira e que teve continuidade nesta quinta (8/7). Em Minas Gerais, 81 postos de combustíveis foram fiscalizados.

No total, foram aferidas 204 bombas. Foram encontrados 44 bicos de bombas irregulares. Os principais problemas foram bombas entregando menos combustível que o valor abastecido pelo consumidor e vazamentos nos equipamentos.

Foram feitas, ainda, 24 autuações na capital mineira. O combate também é à sonegação.


Nas amostras colhidas nos postos interditados, foi detectado metanol na gasolina. A substância, que é altamente tóxica e inflamável, é consumida bem mais rápida pelo veículo em comparação à gasolina não adulterada.


Do total de postos fiscalizados, 29 são em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Em Lavras, outros cinco. Os demais são em outras cidades do interior mineiro.


As preocupações nessas inspeções são verificar a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a integridade das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor e outras infrações administrativas e criminais.


Esta é a primeira vez que esse tipo de operação é realizada nacionalmente e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em Minas está a cargo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com participação da Polícia Civil de Minas Gerais, Procons Municipais, Procon Estadual, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – Núcleo Regional Minas Gerais (ANP-MG), Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM-MG), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e apoio da Secretaria de Estado de Fazenda.


Palavra da Sejusp


Segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, “a integração de tantas instituições proporciona uma vistoria completa nos postos inspecionados, verificando também a questão de sonegação de impostos, qualidade do combustível, integridade das bombas e equipamentos e questões de segurança”.


Bernardo diz também que a operação é uma prevenção, junto aos postos, fabricantes e consumidores quanto à necessidade das garantias de que o combustível seja de boa qualidade e que o consumidor pague de fato por aquilo que está adquirindo.


“A Sejusp trabalha em toda essa operação fazendo a articulação entre as forças e as agências fiscalizadoras para que o trabalho integrado verta frutos importantes para a população mineira”, afirma ele.


Os locais escolhidos para serem vistoriados são, em boa parte, de pontos que já apresentaram irregularidades em fiscalizações passadas. A fiscalização de postos de combustíveis é feita regularmente pela ANP, IPEM-MG/INMETRO e Procon.


As investigações

Segundo a delegada Danúbia Quadros, da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor da Polícia Civil de Minas Gerais os envolvidos serão responsabilizados.

“Vários postos foram interditados parcial e totalmente pela verificação da presença de metanol. As investigações continuam e os responsáveis serão indiciados assim que o Inquérito Policial for concluído e encaminhado à Justiça.”


“A fiscalização tem efeito extremamente positivo, pois garante a qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos nos postos de combustíveis”, diz o delegado Alexandre Boaventura Diniz, da cidade de Boa Esperança, no Sul de Minas, que tmbém participa da operação.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)