(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIGAÇÃO

Vacinação: MPMG vai investigar casos de 3ª dose na Zona da Mata

Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) recebeu denúncias de revacinação nos municípios de Rio Novo e Chácara


01/07/2021 23:07 - atualizado 02/07/2021 07:57

Prefeitura Municipal Rio Novo confirmou aplicação de 3ª dose de vacinas em pelo menos duas pessoas(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Prefeitura Municipal Rio Novo confirmou aplicação de 3ª dose de vacinas em pelo menos duas pessoas (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Cidadãos dos municípios de Rio Novo e Chácara, ambos na Zona da Mata, teriam tomado uma terceira dose da vacina contra a COVID-19. A irregularidade veio à tona por meio de um comunicado emitido pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) nessa quarta-feira (30/6).
 
Embora o órgão não tenha acesso ao quantitativo de casos de revacinação, uma denúncia foi encaminhada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para investigação do caso.
 
Em nota encaminhada ao Estado de Minas, a SRS-JF diz ter recebido informações de indivíduos, nas referidas cidades, que tomaram as duas doses permitidas, mas alegaram que não foram vacinados. O objetivo seria o recebimento de uma terceira aplicação de um imunizante de outra marca.
 
A pasta esclarece ainda que os dados dos vacinados são registrados nominalmente no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). “Isso permite a verificação da situação vacinal dos indivíduos em qualquer sala de vacinação do país, independentemente do local de administração da dose”, destaca trecho da nota.
 
Diante do exposto, a Superintendência ressalta que as pessoas que omitem estar completamente vacinadas, com o objetivo de receber outra dose, estão sujeitas a sanções legais e éticas. “Além disso, esse tipo de atitude retarda o processo de vacinação, tirando a oportunidade de outras pessoas serem imunizadas”, finaliza a SES-JF.

 
Prefeituras emitem comunicado

 
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Rio Novo esclareceu que, no dia 23 de junho, duas pessoas – com idades em conformidade com o grupo prioritário vigente para imunização – compareceram à Unidade de Saúde do município para receber vacina contra a COVID-19.
 
“Seguindo os protocolos, ambas foram prontamente atendidas e receberam imunizantes da marca Pfizer. Porém, durante o lançamento de dados no sistema, foi constatado que ambas já haviam sido vacinadas em outra cidade com duas doses da CoronaVac”, explica a administração municipal.
 
A pasta afirma que o caso foi encaminhado à Coordenação de Imunização de Rio Novo, que comunicou o fato à Secretaria de Saúde Municipal. Posteriormente, o caso foi remetido à Superintendência Regional de Saúde em Juiz de Fora, solicitando orientações sobre as providências cabíveis.
 
“Diante da situação, informamos que a SRS-JF já encaminhou o caso ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais para adotar as medidas legais cabíveis”, encerra o comunicado.
 
A Prefeitura Municipal de Chácara, por outro lado, não confirmou e nem negou a existência – ou suspeita – de revacinação no município. Nas redes sociais, a administração municipal apenas republicou as informações e orientações passadas pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora.

 
Prefeitura de Juiz de Fora publica portaria contra revacinação

 
Embora não esteja na mira da SRS-JF e do Ministério Público de Minas Gerais, a Prefeitura de Juiz de Fora publicou nesta quinta-feira (1/7) – preventivamente – uma portaria que estabelece medidas de identificação e levantamento de casos de revacinação contra a COVID-19 no município.
 
“Com o cruzamento de dados, a Secretaria de Saúde consegue identificar pessoas que, porventura, tenham recebido uma 3ª dose do imunizante contra o coronavírus e apurar a ocorrência de casos de revacinação. Caso sejam identificadas irregularidades, as informações serão encaminhadas aos órgãos competentes, a fim de instaurar medidas de responsabilidade e sanções”, disse a prefeitura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)