(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIM E FÍGADO

Transplantes serão feitos em hospital privado via SUS em Uberlândia

Cerca de 4 milhões de pessoas serão impactadas regionalmente pelo credenciamento do transplante de rins e fígado em Uberlândia


01/07/2021 13:53 - atualizado 01/07/2021 14:02

Para atendimento, foi instalado um ambulatório junto à estrutura hospitalar do complexo
Para atendimento, foi instalado um ambulatório junto à estrutura hospitalar do complexo (foto: Reprodução/UMC)

Um hospital privado de Uberlândia passará a fazer cirurgias de transplantes de rins e fígado no município, via Sistema Único de Saúde (SUS). Com o credenciamento, a expectativa é de que o Uberlândia Medical Center (UMC) possa ser referência para uma população de 4 milhões de pessoas regionalmente, ampliando o atendimento de procedimentos do tipo.



Os pacientes serão atendidos pelo hospital privado de acordo com a lista de espera e designação dos pacientes, via MG Transplantes, quando ocorrerem doações dos órgãos. Para isso, foi instalado um ambulatório que, aliado à estrutura hospitalar já existente no complexo, será utilizado durante o processo de acompanhamento dos pacientes.

Hoje, moradores de Uberlândia e da região precisam ir para outras cidades, no caso de transplantes de fígado. Ao mesmo tempo, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) era o único a receber pacientes para transplante de rim. A cidade já tinha oito instituições de saúde habilitadas para transplantes, sendo que córnea e medula são outros dois órgãos que podem ser captados e transplantados no município.

“No passado, nós tínhamos transplante renal credenciado no antigo Santa Catarina. Com o fechamento do hospital, esses recursos foram transferidos para Uberaba. Com a habilitação do UMC, esse investimento retorna para Uberlândia e acredito que demos um passo importante para que um dia tenhamos o transplante de coração no nosso município”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

O UMC é preparado para cirurgias de alta complexidade. “Para a realização do procedimento cirúrgico, a parte hospitalar já é muito bem estruturada para cirurgias de alta complexidade, como o transplante, com recepção, centro cirúrgico, central de esterilização, UTI, unidades de internação e pronto atendimento”, explicou a enfermeira coordenadora da unidade, Ana Cláudia de Alvarenga Bruneli.

O  diretor do UMC, Alexandre de Menezes Rodrigues, afirmou que é compromisso da unidade atender  pessoas que forem elegidas para esse tipo de transplante no raio de até mil quilômetros. “É uma grande satisfação para nós do UMC recebermos este credenciamento do SUS e passar a atender a pacientes que estão na fila de espera por transplantes, sem nenhum custo. Passamos a atender pessoas que antes precisavam se deslocar para outras cidades e esperar por uma doação, sendo que estando em Uberlândia eles poderão ter um atendimento imediato quando houver a doação e notificação do MG Transplantes”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)