(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Governador Valadares se mantém no Nível de Alerta Alto

Classificação equivale à onda vermelha do Plano Minas Consciente e indica que a COVID-19 continua com alta incidência entre os valadarenses


16/06/2021 20:01 - atualizado 16/06/2021 20:16

Ambulâncias na porta do Hospital Municipal de Governador Valadares fazem parte de uma cena que se repete a cada dia(foto: Tim Filho/Especial para o EM)
Ambulâncias na porta do Hospital Municipal de Governador Valadares fazem parte de uma cena que se repete a cada dia (foto: Tim Filho/Especial para o EM)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Governador Valadares divulgou nesta quarta-feira (16/6) relatório com dados sobre a incidência de COVID-19 no município, que continua no “Nível de Alerta Alto”, equivalente às restrições impostas pela onda vermelha do plano Minas Consciente.

As informações que validam esse relatório são referentes aos dados das semanas epidemiológicas 22 e 23, no período de 30/5 a 12/6. O “Nível de Alerta Alto” determina o funcionamento de todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer respeitando a lotação máxima de 1/3 da capacidades. 

A exceção são as danceterias e casas de shows, que somente poderão receber público quando os indicadores determinarem o “Nível de Alerta Baixo”.

Diferentemente do que ocorreu no fim de semana do Dia dos Namorados, quando bares e restaurantes foram autorizados a permanecer com clientes até as 2h, o funcionamento desses estabelecimentos volta ao horário limite de 22h no Alerta Alto.

A permanência nessa classificação, segundo a SMS, considerou a avaliação dos indicadores de incidência diária de casos de COVID-19, taxa de aumento de mortalidade pela doença, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-COVID-19 SUS e nos hospitais particulares. 

Os dados foram analisados e validados por um comitê composto por representantes do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, do Diretor Executivo do Hospital Municipal (HMGV) e de um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fora do Minas Consciente


Os níveis são monitorados desde que a Prefeitura de Governador Valadares adquiriu autonomia para gerir o funcionamento do comércio, considerando a criação do Protocolo Sanitário Municipal de enfrentamento à COVID-19.

Ao se desligar do Plano Minas Consciente, foram criados o três níveis de alerta (Baixo, Médio e Alto), onde são determinadas as restrições e cuidados para o funcionamento das atividades, de acordo com o panorama epidemiológico do município.

Nesta quarta-feira, o Boletim Epidemiológico da SMS, registrou 36 novos casos de COVID-19 no dia e 1 morte.

A ocupação dos leitos UTI COVID-19 SUS está em 70%. Nos hospitais particulares, a ocupação está mais alta: 90%.

O número total de casos é de 27.025, com 1.200 mortes.

Os dados detalhados do relatório que mantiveram o Alerta Alto pode ser conferido no site da UFJF/GV. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)