Jornal Estado de Minas

IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

Barão de Cocais, Guanhães e Santa Bárbara recebem vacinas da Pfizer

 
Mais três cidades da Região do Médio Piracicaba, em Minas Gerais, receberam os imunizantes contra a COVID-19 da Pfizer. O novo lote contemplou Barão de Cocais, Guanhães e Santa Bárbara. A remessa anterior da vacina tinha sido direcionada apenas às cidades de Itabira e João Monlevade devido a critérios adotados pelo Estado.




 
A Regional de Saúde de Itabira recebeu mais 1.890 mil unidades desse imunizante nessa segunda-feira (31/5) e já efetuou a distribuição. Barão de Cocais teve direito a 588 doses, Guanhães a 768 e Santa Bárbara a 534 doses.
 
Em 24 de maio, essa regional de Saúde já havia recebido 2.340 doses de Pfizer, sendo que 1.170 doses foram direcionadas para Itabira e 1.170 para João Monlevade.

O lote está sendo destinado às pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos, comorbidades, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e deficientes permanentes.
 
A referência técnica em imunização da Regional de Saúde de Itabira, Marcella Cristina Silva Braga, destacou a importância da chegada do novo lote e informou que houve uma nova seleção de 73 municípios, com população entre 30 a 79 mil habitantes, em Minas Gerais, para expansão da vacina Pfizer. Isso possibilitou a inclusão desses três municípios.



“É importante recebermos mais uma remessa de vacinas para a primeira dose. Isso é muito bom, vamos seguindo com a campanha, buscando atingir o nosso objetivo que é imunizar o máximo de pessoas possíveis”, afirmou Marcela.

De acordo com o Núcleo de Imunização da Regional de Saúde de Itabira, as novas cidades também atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para armazenamento e manipulação dos frascos.
 
“Dos 24 municípios que compõem a região de saúde da Regional de Itabira, apenas dois, Itabira e João Monlevade, possuem população acima de 79 mil habitantes, que era o primeiro critério para receber essa remessa. Agora mudou, são municípios entre 30 a 79 mil habitantes, fazendo com que mais três municípios recebam imunizantes da Pfizer”, ressaltou Marcella.




 
As doses fazem parte da 21ª remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde e, pela segunda vez, outras cidades mineiras além da capital são contempladas com o imunizante.

Até então, só Belo Horizonte havia recebido esta vacina, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).
 

Vacinômetro da Região do Médio Piracicaba

 
Até a tarde desta terça-feira (1º/6), dados do vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) informavam que aumentou para 1.568.959 o número de pessoas residentes na macrorregião de saúde Centro que já receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Outras 745.362 pessoas concluíram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.
 
Já nos municípios das microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade, juntas, somam 100.037 mil pessoas que tomaram a primeira dose e outras 50.469 mil pessoas que tomaram a segunda.



Ao todo, as três micros juntas já receberam 202.730 mil doses de imunizantes contra o novo coronavírus.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.





  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.





 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


audima