(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Mineração: entidades pedem tombamento estadual da Serra do Curral

A Serra do Curral é tombada em nível federal e municipal. Mas, segundo a petição, isso não garante a total preservação de sua área


01/06/2021 17:15 - atualizado 01/06/2021 18:46

A Serra di Curral abriga nascentes que abastecem a região metropolitana e é o habitat de diversas espécies de animais
A Serra di Curral abriga nascentes que abastecem a região metropolitana e é o habitat de diversas espécies de animais (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A press)
Serra do Curral contorna Belo Horizonte e abriga um espaço de preservação de vegetação nativa importante para a cidade. Abriga nascentes  que abastecem a região metropolitana e é o habitat de diversas espécies de animais. Pensando nisso, entidades e ambientalistas se uniram para pedir pelo tombamento em nível estadual de todo o conjunto da serra e propuseram um abaixo-assinado. 

A vereadora Duda Salabert é uma das ativistas engajadas no projeto pelo tombamento. Apoiam a petição o Movimento pelas Serras e Águas de Minas, SOS Serra da Piedade, Associação Comunitárias Social Cultural e Desportiva Gameleira, entre outras entidades.

O abaixo-assinado foi criado, segundo o projeto, para barrar a retomada da mineração na Serra do Curral em processo de licenciamento ambiental no governo do Estado de Minas Gerais. 

Ainda segundo a petição, o avanço da mineração poderá trazer inúmeros prejuízos para Belo Horizonte. "O barulho excessivo das operações, as explosões por dinamites, a desestabilização das rochas e a poeira gerada pelo empreendimento prejudicariam consideravelmente a saúde dos moradores da região do Aglomerado da Serra, do Taquaril e do Mangabeiras, por exemplo", informa o texto que acompanha o abaixo-assinado.

A inciativa ainda cita a piora da qualidade do ar, danos permanentes à paisagem e o risco à segurança hídrica da região metropolitana.

Pico Belo Horizonte: na Serra do Curral, as agressões avançam longe dos nossos olhos


O tombamento

O objetivo do tombamento é "preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados".

A Serra do Curral é tombada em nível federal e municipal. Mas, segundo a petição, esses tombamentos não garantem a total preservação de sua área.

"O tombamento em nível estadual de todo o conjunto da Serra do Curral garantiria a manutenção do contorno da Serra e previne a instalação de novos empreendimentos minerários."

Para apoiar e mais informações acesse: www.tombeaserradocurral.com.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)