(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Melhor em Casa: serviço de atendimento domiciliar começa em Itajubá

Programa atende pacientes com dificuldade de locomoção em domicílio. Cidade foi autorizada pelo Ministério da Saúde a oferecer o serviço via SUS


26/05/2021 18:49 - atualizado 26/05/2021 19:01

Serviço
Serviço "Melhor em Casa" começou a funcionar nesta semana em Itajubá (foto: Divulgação/Prefeitura de Itajubá)
A Prefeitura de Itajubá começou a realizar os primeiros atendimentos do programa "Melhor em Casa", projeto que prevê atendimento nas residências de idosos e pessoas que têm dificuldades de locomoção ou problemas mais graves de saúde, que impedem a ida a consultórios médicos.

O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
O município foi habilitado pelo Ministério da Saúde a oferecer o serviço neste mês. A orientação para os profissionais ocorreu na semana passada. A administração ainda não informou o número de pacientes atendidos nestes primeiros dias.

O programa é diferente da Estratégia Saúde da Família (ESF), que já é praticado na cidade. O SAD é voltado, exclusivamente, a pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção, que necessitam de cuidados e recursos de saúde com maior frequência, além de um acompanhamento contínuo.

As visitas costumam ser diárias, dependendo do estado do paciente, por uma equipe composta por um médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Todos os dados são compartilhados com a família ou cuidadores do paciente.

“O usuário tem todo o suporte da equipe para realizar o tratamento adequado no conforto da sua residência e com o apoio dos familiares. É um programa de atenção domiciliar que ensina a família a cuidar do paciente e, com isso, torna o tratamento mais humanizado”, afirma o secretário de Saúde de Itajubá, Nilo Baracho.

A indicação para o atendimento domiciliar pode ser feita pelas equipes da Atenção Primária, Estratégia Saúde da Família ou ainda pelo hospital em que o usuário estiver internado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)