(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REUNIÃO

Vereadores de Divinópolis querem reuniões online após 4 terem COVID

Câmara realizou teste em massa em 110 servidores devido a suspeita de surto da doença


05/05/2021 11:24 - atualizado 05/05/2021 11:29

A reunião realizada presencialmente nesta terça (4/5) teve o desfalque dos vereadores afastados(foto: Divulgação/Câmara de Divinópolis)
A reunião realizada presencialmente nesta terça (4/5) teve o desfalque dos vereadores afastados (foto: Divulgação/Câmara de Divinópolis)
Com a suspeita de surto de COVID-19 na Câmara de Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas Gerais, a Mesa Diretora apresentou projeto para regulamentar as reuniões online. Hoje, permitida apenas de forma presencial, elas são realizadas duas vezes por semana, às terças e quintas, a partir das 14h.

O projeto de resolução estava previsto para ser votado nesta quarta-feira (5/5), em reunião extraordinária. Entretanto, foi adiada devido ao afastamento médico de seis dos 17 vereadores. 

Três deles, Ademir Silva (MDB), Israel da Farmácia (PD) e Hilton de Aguiar (MDB), ainda estão em isolamento devido a confirmação da doença e outros dois Ana Paula do Quintino (PSC) e Roger Viegas (Republicano) por suspeita.

Edsom Sousa, de 63 anos, enviou ofício para o não comparecimento à câmara nesta semana devido aos casos registrados.

A decisão de adiar foi tomada pelos membros da Mesa Diretora. O presidente do órgão, Eduardo Print Júnior (PSDB) classificou como 'injusta' a votação sem a presença dos demais.

Print Jr. afirmou se tratar um projeto histórico. “Não podemos tirar o direito de mais de um terço do plenário de discuti-lo”, afirmou. Para ele, as reuniões desta semana já seriam online. 

“Mas precisamos aprovar está resolução que altera o regimento interno, dando assim legalidade às votações remotas", afirmou.


Rebate críticas


O presidente rebateu as críticas sofridas por meio das redes sociais. Algumas postagens afirmam que o projeto vai 'fechar a câmara'. "Quem disser isso estará mentindo para a população. Não vamos tolerar mentiras num assunto tão sério”, respondeu. As reuniões remotas também serão transmitidas ao vivo e os serviços da câmara serão mantidos.

As reuniões presenciais são transmitidas pelo YouTube, Facebook e por meio de um canal de TV local. Essa semana, o plenário está fechado para o público e nas semanas anterior a quantidade de pessoas estava limitada.

A Mesa Diretora irá aguardar o retorno de todos os vereadores para definir uma nova data para a votação. "Não vamos cancelar o projeto, e sim dar oportunidade para que todos coloquem seus prós e contras em discussão, como rege a democracia", conclui Print Jr.


Testes em massa


A câmara ficou fechada na segunda-feira (3/5) para desinfecção após quatro vereadores testarem positivo para COVID-19. Além dos já mencionados acima, também teve a doença, Josafá Anderson (Cidadania).

Na lista também estão servidores. Porém, a quantidade não foi divulgada. Essa semana, o prédio está funcionando fechado ao público.

O órgão também testou entre segunda (3/5) e terça-feira (4/5) 110 servidores a partir de parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os resultados devem ser liberados nesta sexta-feira (7/5).

“Os testes foram feitos de forma gratuita, em uma união de forças para que a situação fosse controlada na Câmara. Sabemos da importância de manter a Casa funcionando, mas, primordialmente, queremos que os servidores trabalhem com segurança”, declarou Print. Jr.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)