(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: após recomendação do MP, Alfenas avança na vacinação de idosos

Secretaria de Saúde já imunizou mais da metade das pessoas entre 60 e 64 anos; prefeitura também alega que a planilha de dados do estado estava defasada


05/05/2021 15:15 - atualizado 05/05/2021 15:20

Alfenas já vacinou mais da metade dos idosos entre 60 e 64 anos(foto: Ascom/divulgação)
Alfenas já vacinou mais da metade dos idosos entre 60 e 64 anos (foto: Ascom/divulgação)
A cidade de Alfenas, no Sul de Minas, avançou na vacinação dos idosos após recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A Secretaria de Saúde começou, nessa terça-feira (4/5), a imunizar as pessoas entre 60 e 64 anos e já vacinou mais da metade desse público alvo.
De acordo com a prefeitura, o município recebeu, na segunda-feira (3/5), 2.130 doses para aplicação da 1ª dose em pessoas com 60 anos ou mais. 

LEIA TAMBÉM: Minas confirmou 441 mortes em 24 horas e já são 34.837 no total
 
Em março, a vacinação gerou polêmica depois que prefeitura incluiu profissionais de saúde acima de 18 anos, mesmo os que não estavam na linha de frente em combate ao novo coronavírus. Na sequência, uma pesquisa da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) mostrou que a imunização dos idosos na cidade estava abaixo da média da região.
 
Diante do caso, o Ministério Público recomendou que prefeitura priorizasse os idosos na lista e que cumprisse, rigorosamente, o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. O documento enviado à Prefeitura Municipal de Alfenas foi assinado pelos promotores Fernando Ribeira Magalhães Cruz e Gisele Stela Martins Araújo.
 
A Prefeitura de Alfenas acatou a recomendação e deu prioridade aos idosos, mas, segundo a enfermeira coordenadora de imunização, Tatiane Barbosa, o cálculo feito pelo estado para dispensar as doses estava defasado.
 
“No inicio, as planilhas estavam muito defasadas. O avanço da vacina se deu quando houve essa correção e nós fomos ressarcidos dessas doses”, afirma Tatiane.
 
Ao todo, Alfenas já vacinou 16.711 pessoas, sendo 12.403 idosos, 88 profissionais da segurança pública, 3.988 profissionais de saúde, 116 idosos institucionalizados e 116 pessoas deficientes institucionalizadas.
 
Alfenas tem mais de 6.200 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo 147 mortes confirmadas em decorrência da doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)