(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTAMINAÇÃO

São Tiago alerta população sobre o consumo de água contaminada em fontinhas

Análise solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde indica presença de bactérias que podem ter origem em fezes humanas ou animais; orientação é não beber


27/04/2021 17:04 - atualizado 27/04/2021 18:05

Consumir a água dessas fontes pode colocar a saúde em risco(foto: Divulgação/Prefeitura de São Tiago)
Consumir a água dessas fontes pode colocar a saúde em risco (foto: Divulgação/Prefeitura de São Tiago)
 
A prefeitura de São Tiago, no Campo das Vertentes, a 200 quilômetros de BH, divulgou uma nota alertando a população sobre o consumo da água das fontinhas que tem na cidade. Uma pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde mostra que a água é imprópria para o consumo. 
 
Nas fontinhas das praças da Matriz e JK (Vila) e da Rua Raul Soares foram detectados coliformes totais, bactérias que podem vir de fezes humanas ou animais. Já nas fontinhas da Matriz e da Vila, o laudo ainda indicou a presença da bactéria Escherichia coli, que também pode ser proveniente de fezes humanas ou animais. 
 
Ao consumir a água dessas fontes, as pessoas podem desenvolver dores abdominais, diarreia constante, infecção urinária, presença de sangue nas fezes ou urina, febre baixa e persistente.
 
Para evitar problemas de saúde, a referência técnica do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Município, Patrícia Sampaio, enfatiza que o consumo de água dessas fontes deve ser descartado.
 
“Antigamente, essa água até podia ser boa, mas a cidade cresceu e muitos fatores podem propiciar a contaminação dessas fontes. Por isso, é importante que as pessoas priorizem o uso de água tratada”, declara Patrícia.  
 
A prefeitura reforça o pedido da profissional. “É importante que o hábito de consumir água dessas fontes seja interrompido para que não seja preciso interditar esses locais.”
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)