(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Morre em Valadares a primeira paciente na fila de espera por leito de UTI

A mulher, de 82 anos de idade, deu entrada no Hospital Municipal na terça-feira (16/3). Sem vaga na UTI, foi inscrita no SUS Fácil MG e ficou à espera do leito


18/03/2021 20:00 - atualizado 18/03/2021 21:36

Triste rotina dos valadarenses. Ir à Policlínica Central para se submeter ao teste COVID-19, passar por uma triagem e ter ou não atendimento médico de acordo com a gravidade do caso(foto: Tim Filho)
Triste rotina dos valadarenses. Ir à Policlínica Central para se submeter ao teste COVID-19, passar por uma triagem e ter ou não atendimento médico de acordo com a gravidade do caso (foto: Tim Filho)
Uma senhora de 82 anos de idade morreu nesta quinta-feira (18/03) no Hospital Municipal de Governador Valadares à espera de uma vaga na UTI COVID-19 SUS. A idosa é a primeira paciente a morrer por falta de vaga em leito UTI no Hospital Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a idosa tinha comorbidades e diagnóstico positivo para a COVID-19. Ela foi admitida na noite de terça-feira (16/3) e foi cadastrada no Sistema SUS Fácil MG, com solicitação de vaga em leito de UTI, em virtude dos 100% de ocupação dos leitos públicos para COVID-19 em Governador Valadares. 

Em nota, a Prefeitura lamentou o falecimento da paciente e informou que ela foi tratada e assistida por uma equipe multidisciplinar dentro das possibilidades da instituição hospitalar, que não pode evitar a sua morte.

Além da morte dessa paciente, o Boletim Epidemiológico diário da SMS, divulgou nesta quinta-feira, mais 5 mortes causadas pela COVID-19. Foram 2 homens e 3 mulheres, com idade média de 75 anos. Com essas mortes, Governador Valadares tem agora, desde março de 2020, 638 mortes causadas pela COVID-19, e 17,684 casos confirmados da doença.

Além da falta de vagas na UTI COVID-19 em Valadares, na rede pública e privada, a falta de medicamentos para tratamento dos pacientes é um fantasma que ronda os hospitais da cidade. O EM apurou que em 4 dias podem faltar medicamentos essencias nas UTI e enfermarias.

Midazolan, Fentanila, Enoxaparina, Propofol e Remifentanila, são os medicamentos que não estão sendo encontrados nas distribuidoras de produtos farmacêuticos, segundo informou a direção clínica do Hospital Bom Samaritano ao Ministério Público da Saúde, durante reunião na manhã desta quinta-feira.

O promotor de justiça, Randal Bianchini, explicou que a falta de medicamentos é uma realidade infeliz em todo o Brasil. Alguns medicamentos, segundo ele, não são encontradas nas distrubuidoras farmacêuticas. Nesse caso, não basta ter o recurso financeiro para resolver o problema, segundo o promotor. Mesmo com a situação adversa, o promotor disse que tem feito o máximo para evitar o pior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)