(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POR POUCO

COVID-19: aumento de leitos clínicos evita que Araxá entre em colapso total

Neste momento, a taxa de ocupação dos leitos UTI/COVID da cidade está em 100% e a dos leitos de enfermaria/COVID em 80%


17/03/2021 12:18 - atualizado 17/03/2021 13:40

A Santa Casa de Araxá é o único hospital do município e de toda a sua microrregião que tem leitos para pacientes com a COVID-19(foto: Facebook/Divulgação)
A Santa Casa de Araxá é o único hospital do município e de toda a sua microrregião que tem leitos para pacientes com a COVID-19 (foto: Facebook/Divulgação)

O município de Araxá, Triângulo Sul, voltou a registrar ocupação de 100% em seus leitos de UTI/COVID na noite desta terça-feira (17/03). Ao mesmo tempo, a prefeitura da cidade disponibilizou mais quatro leitos clínicos na Santa Casa de Misericórdia, necessários para que a ocupação de seus leitos de enfermaria/COVID também não chegassem ao limite, segundo o último boletim epidemiológico.

 
Com a ampliação, Araxá passa a disponibilizar 26 unidades de enfermaria e 20 leitos de UTI para tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 
 
“A medida é mais uma tentativa da Administração Municipal de evitar o colapso do sistema público de saúde", cita trecho de nota enviada pela prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura, diversas ações na tentativa de frear a proliferação da COVID-19 foram realizadas nos últimos dias. Mobilização dos municípios da região, contratação de profissionais, busca por vacinas, ampliação de leitos, expansão do horário de atendimento da unidade referência para tratamento de casos Covid-19, criação da força-tarefa, entre outras.
 
"Araxá tem hoje uma média de ocupação de 90% dos leitos para casos suspeitos e confirmados da doença”, confirmou a Prefeitura, também por meio de nota.

A secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra, lamentou o fato de que a falta de profissionais vem impedindo uma ampliação maior de leitos na Santa Casa de Araxá, o único hospital do município e de toda sua microrregião que tem leitos para pacientes com a COVID-19. 
 
“Temos conversado muito com toda a categoria, mas todos estão esgotados. Não é questão de remuneração, mas sim de cansaço físico, mental, psicológico. 
Temos toda a estrutura física necessária, mas falta a principal: a humana. E, infelizmente, os últimos dias têm sido desgastante.

A falta de medicamentos e insumos hospitalares também preocupa toda a rede de saúde do Estado”, declarou Diane Dutra.
 
“Se as pessoas não se conscientizarem, vai chegar um momento que não teremos profissionais de saúde, não teremos leitos, não teremos medicamentos. Tudo que é possível nós estamos fazendo”, finalizou a secretária de Saúde de Araxá.
 
Desde o início da pandemia foram registrados no município 6.791 casos positivos da COVID-19, sendo que destes 84 pessoas morreram e 5.896 se recuperaram.
 
Primeira parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta terça-feira (17/3)(foto: Prefeitura de Araxá)
Primeira parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta terça-feira (17/3) (foto: Prefeitura de Araxá)
 
 
Segunda parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta terça-feira (17/3)(foto: Prefeitura de Araxá)
Segunda parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta terça-feira (17/3) (foto: Prefeitura de Araxá)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)