(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Por causa do agravamento da COVID-19, buscas em Brumadinho são suspensas

A operação reúne bombeiros de diferentes regiões de Minas Gerais e poderia se tornar um centro de contaminação e disseminação do novo coronavírus


16/03/2021 17:56 - atualizado 16/03/2021 18:28

Rompimento da barragem B1 da Mina do Feijão, em Brumadinho, matou 270 pessoas em 25 de janeiro de 2019(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Rompimento da barragem B1 da Mina do Feijão, em Brumadinho, matou 270 pessoas em 25 de janeiro de 2019 (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Devido à nova diretriz do Governo de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) anunciou na tarde desta terça-feira (16/3) a suspensão temporária das atividades de busca da Operação Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

"A interrupção das buscas se dará pelo tempo em que perdurar a medida emergencial da fase roxa", informou a corporação. A princípio, a suspensão é válida por 15 dias, sendo que, após o regresso a fases menos críticas, as questões de segurança serão reavaliadas para o retorno ao campo.

A operação reúne bombeiros de diferentes regiões do estado e poderia se tornar um centro de contaminação e disseminação do agente coronavírus.

"Por isso, faz-se necessário agir com prudência preservando a saúde não somente dos militares, mas de colaboradores, e assim evitar o agravamento da estrutura da saúde que já se encontra comprometida", disse em nota.

A desmobilização temporária dos militares empenhados em campo acontecerá ao longo desta quarta-feira (17/3).

Durante este período, somente alguns militares permanecerão na Base Bravo para viabilizar que os funcionários da mineradora mantenham atividades essenciais de preparação da área e drenagem do terreno, visando a retomada em tempo oportuno.

Durante o período de suspensão, a mineradora não poderá manejar locais pendentes de vistoria do bombeiro e a fiscalização permanecerá a cargo do CBMMG.

Resgate em Brumadinho 


Nesses dois anos de operação – a barragem B1 da Mina do Feijão se rompeu em 29 de janeiro de 2019 –, foram encontradas 259 vítimas da tragédia. No total, foram 270 mortes.

"Cabe ressaltar que o compromisso firmado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para com as famílias das 11 joias que permanecem desaparecidas se mantém inalterado", complementou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)