(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA

STF nega pedido de atingidos de Brumadinho em acordo da Vale

Supremo Tribunal Federal não aceitou ação impetrada pelos lesados no desastre


23/02/2021 16:54 - atualizado 23/02/2021 17:22

Barragem de Brumadinho se rompeu em 25 de janeiro de 2019(foto: Luiza Rocha/EM/D.A. Press)
Barragem de Brumadinho se rompeu em 25 de janeiro de 2019 (foto: Luiza Rocha/EM/D.A. Press)


Os atingidos da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, tiveram pedido negado da ação que pede reparação do acordo entre a mineradora Vale e o Governo de Minas.

A decisão é do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inviável a ação. Atingidos e políticos pediam a suspensão da homologação do acordo judicial de indenização pactuado entre a empresa e o Estado de Minas Gerais.

Segundo o ministro, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 790 "só é cabível quando não houver outro meio capaz de sanar a lesão a dispositivo fundamental alegado", o que não é o caso dos autos para Marco Aurélio.

Na ADPF 790, as partes afirmaram que o acordo judicial teria sido conduzido de forma inadequada, sem a participação dos diretamente interessados, em descumprimento a preceitos fundamentais previstos na Constituição Federal.

O ministro afirmou que a admissão da ADPF implicaria, em última análise, queimar etapas em relação a processos em curso.

Segundo ele, se houver eventual pronunciamento jurisdicional contrário à ordem jurídica, a Presidência do Supremo poderá ser instada a suspender a determinação judicial, no âmbito do sistema de cautelas e contracautelas típico do devido processo legal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)