(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMPRA

COVID-19: Betim anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina russa

Doses serão usadas para imunizar 600 mil pessoas. Previsão de chegada é de 15 a 20 de abril


11/03/2021 19:20 - atualizado 12/03/2021 17:41

A Sputinik V é aplicada em duas doses em um período de 21 dias. Estudo publicado na revista científica The Lancet demonstrou 91,6% de eficácia(foto: Said Khatib/AFP)
A Sputinik V é aplicada em duas doses em um período de 21 dias. Estudo publicado na revista científica The Lancet demonstrou 91,6% de eficácia (foto: Said Khatib/AFP)
A Prefeitura de Betim anunciou nesta quinta-feira (11/3) a compra de 1,2 milhão de doses da vacina russa contra a COVID-19, a Sputnik V, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Gamaleya. O acordo foi firmado diretamente entre o município e os representantes russos, e a previsão de chegada dos imunizantes é de 15 a 20 de abril. O valor da compra foi de R$ 11,6 milhões – sem os custos de seringas e demais materiais para aplicação.
 
Os recursos para a compra são oriundos da anistia fiscal, iniciativa que está sendo realizada pela prefeitura até o fim deste mês. A campanha oferece desconto aos contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas, para arrecadar com o pagamento das dívidas.

A cidade não havia aderido a nenhum consórcio de municípios para a compra de vacinas. Segundo o prefeito Vittorio Medioli, a cidade “está caminhando com as próprias pernas”.

Em 23 de Fevereiro o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar estados e municípios a comprar e distribuir vacinas contra a COVID-19. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.
 
A Sputinik V é aplicada em duas doses em um período de 21 dias. Estudo publicado na revista científica The Lancet demonstrou 91,6% de eficácia.

O teste é considerado preliminar porque ainda há o objetivo de incluir um total de 40 mil participantes. Além disso, é preciso manter o monitoramento de segurança e eficácia dos vacinados.
 
“Se tudo der certo e não houver sabotagem... Porque no Brasil é terrível. Há uma briga constante, politizada, de ideologia. Se perde mais tempo brigando que procurando soluções. Hoje já assinamos contrato, enviamos aos representantes do governo russo. Amanhã será cartorizado para a guia de importação”, disse o prefeito. 
 
Betim tem cerca de 440 mil habitantes. O número de doses comprado pela prefeitura dará para imunizar 600 mil pessoas. Além de todos os residentes da cidade, a população flutuante.

“Temos mais de 10 mil trabalhadores da Saúde que vêm de outros municípios e a indústria. O objetivo é blindar a cidade”, diz Medioli. 
 

Com a vacina, aulas presencias voltarão em maio

Segundo a prefeitura de Betim, a previsão de chegada do imunizante russo é entre 15 a 20 de abril.

“Se tudo der certo, o mês de maio será de retorno das aulas. Para retornar, é necessário estar todo mundo imunizado dentro do ambiente escolar. Temos 59 mil estudantes e cerca de oito mil servidores. Só a parte da Educação gastará 67 mil vacinas”, pontuou o prefeito. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)