(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: Nova etapa de vacinação em Valadares será nas UBS da periferia

A SMS disponibilizou 1.720 doses para idosos acima de 83 anos, que serão vacinados em UBS de cinco bairros da periferia, entre 8h e 12h desta terça-feira (09/3)


08/03/2021 20:10 - atualizado 08/03/2021 20:10

A vacinação na zona rural de Governador Valadares foi muito bem sucedida no fim de semana, com os idosos sendo atendidos sem filas e aglomerações(foto: Divulgação FB André Merlo)
A vacinação na zona rural de Governador Valadares foi muito bem sucedida no fim de semana, com os idosos sendo atendidos sem filas e aglomerações (foto: Divulgação FB André Merlo)
 Governador Valadares recebeu nesta segunda-feira (08/3) mais 3.440 doses da vacina contra a COVID-19 e anunciou mais uma etapa de vacinação de idosos para a terça-feira (09/3). Nesta nova etapa serão vacinados os idosos com idade acima de 83 anos.

A forma como vai acontecer essa vacinação é diferente da que foi utilizada nas primeiras etapas, quando os idosos eram vacinados dentro dos carros, no sistema drive-thru.

A logística escolhida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas em bairros periféricos, a maioria deles, bem distante da área central, como os bairros São Raimundo, Santa Rita e Mãe de Deus.

Embora a SMS não tenha justificado a mudança, a vacinação nas UBS atende reivindicações feitas por muitas famílias de idosos, que pediram essa modalidade de vacinação por considerar excludente o sistema drive-thru. Os idosos da periferia, principalmente de áreas de alta vulnerabilidade social, não têm carro para entrar em drive-thru, e isso os colocava em desvantagem.

Outra reclamação comum durante o processo de vacinação pelo sistema drive-thru foi com relação ao tempo de espera na fila, que chegou a durar 4 horas.
 
O modelo de vacinação nas UBS foi muito bem sucedido no fim de semana, quando os idosos da zona rural foram vacinados. Não houve fila nem aglomeração, fato que fez o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), postar fotos em sua rede social, destacando a alegria dos idosos com a imunização.
 
Para a ação desta foram disponibilizadas 1.720 doses e a vacinação acontecerá entre 8h às 12h. A SMS pede que os idosos e seus acompanhantes estejam de máscaras faciais, cobrindo o nariz e a boca, e cumpram as medidas de distanciamento social.

Pontos de vacinação

ESF São Raimundo - Rua da Mica, 70 - Bairro São Raimundo.
ESF Santa Rita II - Avenida Washington Luís, 2367 - Bairro Santa Rita.
ESF Mãe de Deus - BR 116, S/N - Bairro Mãe de Deus.
ESF Santa Helena - Rua Mariana, 33 - Bairro Santa Helena.
ESF São Pedro - Rua Pastoril, sem número, São Pedro.
Sala 28 da Policlínica Municipal – Rua São João, Centro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)