(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: Fora do Minas Consciente, Valadares decreta Nível de Alerta Alto

Estágio equivale à onda vermelha do programa do Estado, porém, com flexibilizações extras. Prefeitura descarta a possibilidade de lockdown na cidade


03/03/2021 19:16 - atualizado 03/03/2021 20:11

No Nível de Alerta Alto, bares podem funcionar com 1/3 da capacidade e ter música ao vivo, desde que o público esteja sentado(foto: Tim Filho/Esp. para o EM)
No Nível de Alerta Alto, bares podem funcionar com 1/3 da capacidade e ter música ao vivo, desde que o público esteja sentado (foto: Tim Filho/Esp. para o EM)
A coletiva de imprensa na qual o governador Romeu Zema, anunciou a criação da onda roxa no programa Minas Consciente, deixou muitos moradores de Governador Valadares preocupados com um possível lockdown

Para acalmar quem teme o fechamento total na cidade, a prefeitura emitiu uma nota afirmando que nenhuma das medidas anunciadas por Zema, em relação a lockdown, se aplica a Valadares.

"Na tarde desta quarta-feira (3), em uma coletiva de imprensa, o governador Romeu Zema, anunciou a criação da onda roxa no programa Minas Consciente. A Prefeitura esclarece que a medida não vale para Governador Valadares, que segue fora do programa do estado, seguindo o Protocolo Sanitário Municipal de Enfrentamento à COVID-19, que está em vigor desde 22 de janeiro de 2021", informou a nota. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou na terça-feira (2/3) a portaria que determina que Governador Valadares permanecerá no Nível de Alerta Alto contra a COVID-19. "Por essa razão, os estabelecimentos comerciais seguem funcionando com até 1/3 da capacidade total".

Desde que deixou de seguir o Minas Consciente, Valadares criou os níveis de alerta que se equivalem às ondas vemelha, amarela e verde, porém, com flexibilizações próprias, como a que permite o funcionamento dos bares com 1/3 de sua capacidade e ter música ao vivo, desde que os clientes estejam sentados.

Sobre a avaliação da permanência da cidade no Nível de Alerta Alto, a prefeitura informa que a classificação se deu após mais uma avaliação dos seguintes indicadores: incidência diária, taxa de aumento de mortalidade, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-COVID-19.

A análise dos indicadores é feita pelo Comitê de Situação Epidemiológica, formado por membros do Departamento de Vigilância em Saúde, Hospital Municipal e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira os níveis de alerta 


  • Nível de Alerta Alto: Poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 1/3 da capacidade. A exceção são as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no Nível de Alerta Baixo.

  • Nível de Alerta Médio: Poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 2/3 da capacidade. A exceção são as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no Nível de Alerta Baixo.

  • Nível de Alerta Baixo: Poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, sem restrições.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)