Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Ipatinga não tem mais vagas em UTI COVID-19 SUS

Dos 45 leitos do tipo existentes na cidade, 22 estão ocupados por pacientes residentes em Ipatinga e 23 por pessoas de outras cidades do Vale do Aço


03/03/2021 17:36 - atualizado 03/03/2021 18:52

A ocupação dos leitos UTI COVID-19 SUS em Ipatinga chegou aos 100% nesta quarta-feira(foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)
A ocupação dos leitos UTI COVID-19 SUS em Ipatinga chegou aos 100% nesta quarta-feira (foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)
 Ipatinga atingiu nesta quarta-feira (3/3) o índice de 100% de ocupação dos leitos UTI COVID-19 SUS. A situação é alarmante. Segundo a prefeitura, dos 45 leitos do tipo disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 22 estão ocupados por residentes em Ipatinga e 23 por pacientes provenientes de outras cidades da microrregião atendida por Ipatinga.  

Entre esses 23 pacientes, sete vieram de Belo Oriente, quatro de Santana do Paraíso, três de Timóteo, dois de Coronel Fabriciano, dois de Dom Cavati e um de cada uma dessas cidades: São João do Oriente, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu e João Monlevade.

Atualmente, o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e o Hospital Márcio Cunha (HMC) dispõem, juntos, de 120 leitos de UTI e enfermaria para tratar pacientes confirmados com o novo coronavírus.

O prefeito Gustavo Nunes (PSL) explicou que a ocupação total dos leitos UTI COVID-19 SUS se deve ao fato de Ipatinga ser uma cidade polo e, assim, ter de receber pacientes de outros 13 municípios do Vale do Aço.

Novos leitos


Como a situação é crítica e exige solução rápida, Gustavo Nunes estabeleceu como prioridade a abertura de oito leitos de UTI para o município.

Nessa terça-feira (2/3), ele comunicou à Secretaria de Estado de Saúde a necessidade de ativação e de recredenciamento de mais leitos de UTI para atender à demanda local e regional. 

“Não vamos medir esforços para trazer esses leitos para o município. Participamos de uma videoconferência com o secretário-adjunto de Saúde no Estado, Luiz Marcelo Cabral Tavares, e o deputado federal Euclydes Marcos Pettersen Neto, para solicitar esse credenciamento. Nós nos propusemos a custear esses leitos com recursos do próprio município para acelerar o processo de instalação e funcionamento até que o credenciamento seja autorizado”, disse.  

Para agilizar o processo de implantação dos leitos, o secretário municipal de Saúde, Juliano Nogueira, já requereu ao Estado o envio de aparelhos respiradores

“O município precisa da ajuda do Estado nesse momento. A manutenção de um leito de UTI é muito cara, requer mobilização de uma equipe muito grande. Para 10 leitos de COVID, onde os pacientes são mais complexos, são necessários pelo menos um médico, dois enfermeiros e quatro ou cinco técnicos de enfermagem”, explicou o secretário. 

Medidas urgentes


O prefeito Gustavo Nunes falou de outras medidas para combater a doença, como a implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19.

As obras de construção estão em fase de conclusão, com a reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, e devem ser concluídas em meados de março. 

O antigo restaurante popular está sendo adaptado à nova finalidade na área de saúde e deverá cumprir essa função até que a vacina contra o novo coronavírus esteja ao alcance de toda a população.

“Nossa proposta é que o Centro de Referência componha o fluxo de cuidados na Rede de Saúde, atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência. Com esse serviço, vamos conseguir fazer testagem, triagem e acompanhamento dos casos positivos, diminuindo o fluxo nos hospitais”, informou o prefeito. 

A Prefeitura de Ipatinga intensificou as ações de fiscalização e orientação nos estabelecimentos comerciais e espaços de uso coletivo em relação à pandemia.

Os donos e frequentadores são instruídos quanto às medidas que buscam conter o avanço da COVID-19.

Algumas das recomendações básicas são o uso constante de máscaras, higienização dos ambientes, disponibilidade de álcool em gel e distanciamento de segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade