(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19

Uberaba: Vacinação da 2ª dose dos idosos acima dos 90 começa neste domingo

Nesta sexta-feira (26/2), a SRS Triângulo Sul, que compreende a cidade e outros 26 municípios, recebeu a quarta remessa de doses da vacina


26/02/2021 20:10 - atualizado 26/02/2021 21:36

Para ser imunizado, o idoso deverá apresentar o cartão de vacina, comprovando que tomou a 1ª dose, e um documento de identidade com foto. (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Para ser imunizado, o idoso deverá apresentar o cartão de vacina, comprovando que tomou a 1ª dose, e um documento de identidade com foto. (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)

 

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a vacinação da 2ª dose dos idosos acima de 90 anos vai começar no próximo domingo (28/2). Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a imunização definitiva contra a COVID-19 deste público acontecerá das 8 às 16h em dois pontos da cidade: Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e Centro de Eventos da ABCZ. 
 
 
“O drive-thru da Funel seguirá no formato híbrido com atendimento de carro e a pé. Já o drive na ABCZ será feito no modelo exclusivo para carro, uma vez que a logística do local dará mais celeridade dessa forma.
 
Para ser imunizado, o idoso deverá apresentar o cartão de vacina, comprovando que tomou a 1ª dose, e um documento de identidade com foto. Sem a apresentação do cartão, a pessoa não será vacinada”, informou nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba.
 
Na próxima segunda-feira (1º) a vacinação continuará exclusiva aos grupos que precisam tomar a 2ª dose, sendo que a vacinação dos idosos acima de 90 anos continuará no mesmo horário, no drive-thru da Funel, no formato híbrido e, além deste público, serão vacinados os profissionais de saúde que entrarão no prazo para receber a 2ª dose, no drive-thru da ABCZ, voltando a operar no formato híbrido para atender a todos.
 
A médica infectologista do Comitê de Combate à COVID-19 em Uberaba, Danielle Borges Maciel, explica que Coronavac é uma vacina de vírus inativado que não confere imunidade apenas na 1ª dose. “Assim, a pessoa só será considerada imune após a 2ª dose. É de suma importância que quem tomou a 1ª dose, tome a 2ª para completar a vacinação, caso contrário a 1ª dose não terá efeito de imunização”, enfatizou.
 
Todas as pessoas vacinadas com a Coronavac até o momento em Uberaba já têm a garantia de que receberão a 2ª dose, dentro do prazo previsto de 2 a 4 semanas, visto que as vacinas já estão em posse do Município e foram reservadas para esse fim.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que ainda não recebeu as doses da quarta remessa de vacina, sendo que estas novas doses serão disponibilizas na segunda-feira (1º).
 
Enviada pelo estado, a quarta remessa de doses da SRS Triângulo Sul, que compreende Uberaba e 26 municípios do Triângulo Sul, chegou no final da manhã desta sexta-feira (26/2), no aeroporto de Uberlândia.
 
Segundo informações do superintendente da Regional de Saúde, Mauricio Ferreira, as doses enviadas nessa remessa atenderão 100% da população de 85 a 89 anos, 24% das pessoas de 80 a 84 anos e 8% dos trabalhadores da saúde de cada uma das 27 cidades do Triângulo Sul.
 
Com relação a Uberaba, foram enviadas um total de 4.570 doses. A segunda cidade da região que mais recebeu novas doses foi Araxá, 1313. E em terceiro, Frutal, com 672 doses recebidas.
 
De acordo com o último balanço de vacinação da Secretaria de Saúde de Uberaba, 11.594 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 2.968 pessoas foram imunizadas com a segunda dose, somando um total de 14.562 doses aplicadas no município.
 
Seis fases
 
O Plano de Vacinação de Uberaba foi dividido em seis fases, de acordo com o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, sendo que neste momento está na segunda fase (idosos acima de 90 anos, idosos acima de 80, idosos de 75 a 79, idosos de 65 a 69 e, por fim, os idosos de 60 a 64) 
 
Já na fase 3, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a COVID-19 será voltada para pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e com obesidade. 
 
Na fase 4, profissionais da educação e pessoas com deficiência permanente e severa. 
 
Na fase 5, profissionais das forças de segurança e na fase 6 serão vacinados os funcionários do sistema privado de liberdade e população privada de liberdade. As informações sobre o local e data de vacinação serão informadas pela Secretaria Municipal de Saúde. 
 
“Vale ressaltar que o cumprimento do plano de vacinação está condicionado à disponibilização de doses da vacina por parte do Governo Federal a Uberaba. Por isso, prioridades dentro dessas fases podem ser feitas. 
 
Além disso, o plano de vacinação pode sofrer alterações, de acordo com novas normativas publicadas pelo Ministério da Saúde ou por deliberação do Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à COVID-19”, informou nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)